Por que a velhice não deve ser considerada uma doença?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Afinal, a velhice não deve ser considerada uma doença, pois essa denominação pode se tornar uma espécie de “rótulo” (morrer por velhice), fazendo com que os reais motivos – como as doenças relacionadas ao processo de envelhecimento – possam acabar disfarçados.

A Organização Mundial da Saúde argumenta que os países podem custear o envelhecimento se os governos, as organizações internacionais e a sociedade civil implementarem políticas e programas de “envelhecimento ativo” que melhorem a saúde, a participação e a segurança dos cidadãos mais velhos.

Perdemos a capacidade de renovar as células
Assim, as células vão acumulando proteínas inúteis ou tóxicas que, em alguns casos, estão relacionadas com enfermidades como Alzheimer, Parkinson e catarata.

Os resultados apontaram que a maioria dos estudos menciona envelhecimento vinculado a doença mental e transtornos mentais como ansiedade e depressão. Destacam-se aspectos de prevenção, prática de atividade física, interação social e um olhar diferenciado a saúde para se envelhecer melhor e com menos doenças psíquicas.

Síndrome de Hutchinson-Gilford. É uma doença genética extremamente rara que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70 anos. A palavra progeria é derivada do grego e significa "prematuramente velho".

Então o envelhecimento é provocado pelo acúmulo gradual durante a vida de diversas formas de danos celulares e moleculares não reparados. Nenhum programa biológico, então, define precisamente a hora de morrer, mas há cada vez mais evidências sugerindo que, apesar disso, alguns genes possam influenciar o quanto vivemos.

O envelhecimento da população tem três causas possíveis: migração, aumento da esperança de vida (diminuição da taxa de mortalidade) e diminuição da taxa de natalidade, mas o envelhecimento também tem um impacto significativo na sociedade.

O que é envelhecimento ativo
Segundo a OMS, o envelhecimento ativo envolve o processo de conquista de oportunidades contínuas em três pilares: saúde, participação e segurança.

A Organização Mundial de Saúde prioriza 4 pilares para um envelhecimento ativo:

  • COGNITIVO. ...
  • SOCIAL. ...
  • FÍSICO. ...
  • APRENDIZAGEM. ...
  • E qual é o impacto do envelhecimento dos seus pais na sua vida?

O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social.

Envelhecimento saudável significa atingir as necessidades especiais do corpo durante o processo de envelhecimento. Seria ingênuo assumir que o declínio da função corporal é simplesmente parte do envelhecimento.

Isso acontece porque a melatonina, o hormônio que avisa o nosso organismo que está na hora de dormir, tem seu pico máximo aos três anos de idade e, conforme os anos vão passando, sua produção diminui. Para você entender melhor, uma pessoa de 60 anos apresenta metade da melatonina de um adulto de 20 anos.

Qualidade de vida na terceira idade: dicas para envelhecer com...

  1. Atividades físicas constantes. Um indivíduo sedentário raramente vai ter qualidade de vida na terceira idade. ...
  2. Mantenha uma alimentação saudável. Essa dica é de ouro. ...
  3. Leve uma vida sem vícios. ...
  4. Tenha uma vida social ativa. ...
  5. Tenha um estilo de vida saudável.

Dicas de como lidar com a velhice

  1. 1 – Adotar hábitos saudáveis. Essa dica vale em qualquer fase da vida. ...
  2. 2 – Investir em tratamentos preventivos. O tratamento das doenças que surgem com o envelhecimento é muito mais eficaz quando o diagnóstico é feito precocemente. ...
  3. 3 – Manter-se ativo.

Níveis de prevenção em Saúde

  • Prevenção primária.
  • Prevenção Secundária.
  • Prevenção Terciária.
  • Prevenção Quaternária.
  • Prevenção Quinquenária.

O transtorno mental mais frequente na terceira idade é a depressão. Inclusive, os idosos lideram o ranking dos quadros depressivos entre os brasileiros, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, de 2019. De acordo com dados do Ministério da Saúde de 2018, há alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos.

Pessoas idosas saudáveis e independentes contribuem para o bem-estar de sua família e da comunidade, e descrevê-las apenas como destinatárias passivas dos serviços sociais ou de saúde é perpetuar um mito.