Como ensinar o conceito da multiplicação?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
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Conselhos de como ensinar as crianças a fazer operações de multiplicação?

  1. 1.-Explique o fundamento da multiplicação. Assim como em tantos aspectos da vida, não basta dizer o que fazer. ...
  2. -Não comece com a tabuada. ...
  3. -A prática faz o mestre. ...
  4. -Utilizar as tabuadas. ...
  5. -Usar a memória. ...
  6. - Recorra a canções, brincadeiras e contos.

Na multiplicação temos: propriedade comutativa, propriedade associativa, propriedade distributiva, elemento neutro e elemento inverso.

Trata-se de um sistema de multiplicação com linhas. Ele consiste em desenhar linhas paralelas e perpendiculares para representar os dígitos dos números a serem multiplicados. Por exemplo: 23 x 41. Desenhamos duas linhas paralelas para representar o 2, e outras três linhas paralelas para representar o 3.

Peça que cada participante escreva uma conta de tabuada (sem o resultado) no papel e dobre-o de maneira que caiba dentro do balão vazio. Cada participante deve colocar seu papel dentro do balão, enchê-lo e levar para ser colocado na lousa. DICA: Ofereça ajuda para estourar o balão!

Enfatize que a multiplicação é um atalho. Por exemplo, escreva o número 2 cinco vezes e some-os, para obter 10. Em seguida, mostre que 2 x 5 é, na realidade, a soma de 2 por cinco vezes. Normalmente, quando os alunos aprendem que há um atalho, passam a usá-lo.

Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e faça alguns exercícios para fixar a relação da multiplicação associada a soma de parcelas iguais.

As 5 propriedades da multiplicação são: comutativa, distributiva, associativa, elemento neutro e elemento inverso. Usamos essas propriedades para facilitar os cálculos. Regra geral, podem ser usadas com números reais e complexos.

A multiplicação é regida por um princípio que pode ser resumido assim: multiplicar é realizar uma adição com parcelas idênticas.

Essa propriedade é tão famosa que é usada por muitos como ditado: “A ordem dos fatores não altera o produto”. Isso significa que, em uma multiplicação, a ordem em que os números são multiplicados não altera o seu resultado.

O primeiro jogador, que deverá ser determinado por sorteio, escolhe dois círculos e faz a multiplicação dos números, um pelo outro. Caso efetue a multiplicação corretamente pega os círculos pra si, se errar coloque-os novamente sobre a mesa, virados para baixo, assim é preciso que os embaralhe novamente.

Antes de decorar a tabuada de multiplicação, o aluno deve compreendê-la por meio de atividades que mostrem a relação entre os números e as propriedades da multiplicação, assim como a proporcionalidade e a comutativa, sem que para isso seja necessário apresentar a definição delas.

Cada jogador deverá ter uma caneta colorida de cor diferente do adversário. Cada jogador, na sua vez, deverá escolher dois números, dispostos em uma linha (abaixo a tabela), e dizer em voz alta o produto entre eles. Se o resultado estiver correto, o jogador fará um X ou O sobre o número anunciado.

Habilidade da BNCC
EF04MA04 - Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo. EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Primeiro, vamos começar multiplicando o número das unidades de baixo pelo número das unidades de cima. Em seguida, multiplicaremos o mesmo número das unidades pelo número na casa das dezenas de cima. Será necessário que você também multiplique o número na casa das dezenas de baixo pelos dois números de cima.

Os termos numéricos que compõem uma multiplicação possuem nome. O primeiro e o segundo termo numérico da multiplicação são chamados de fator, já o resultado da multiplicação recebe o nome de produto.

Uma interessante operação matemática criada pelos egípcios foi a forma curiosa de multiplicar números, eles realizavam os cálculos utilizando apenas multiplicações por 2.

Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabela que permite efetuar as operações de multiplicação da tabuada tradicional. O Museu do Cairo guarda um exemplar da invenção, escrita numa tábua de argila. Seria, por assim dizer, a trisavó da calculadora eletrônica.

Significado de Multiplicador
adjetivo, substantivo masculino Que ou quem multiplica. Matemática Num produto, o fator que desempenha o papel de operador, o número que indica quantas vezes se há de tomar outro como parcela.

Quais são as quatros ideias da multiplicação? Na multiplicação temos: propriedades comutativa, associativa, distributiva e elemento neutro. Tanto a ideia do elemento neutro, como a ideia da propriedade comutativa, pode ser introduzida sem muito alarde, de forma simples, deixando o aluno “descobrir por si só”.

Cada participante escolhe uma tabela. Em seguida as fichas a pessoa que tiver responsável em retirar as fichas vão retirando uma a uma. A cada ficha, os jogadores devem procurar em sua tabela a multiplicação ou pergunta correspondente ao resultado sorteado e colocar um feijão sobre ela ou algo que possa estar marcando.

Para iniciar, um dos jogadores deve lançar os dois dados. A partir deste momento, os dois jogadores devem realizar uma das quatro operações entre os dois números mostrado nos dados, e o resultado deverá ser marcado no tabuleiro. Vale a resposta do jogador que marcar primeiro.