Como era a internet na década de 90?

Perguntado por: rdrumond . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Em meados da década de 1990, a internet discada surgiu como uma opção para que mais pessoas começassem a acessar a internet, já que bastava ter uma linha telefônica em casa para se conectar. Basicamente, funcionava assim: o cabo da linha telefônica era ligado no computador por meio de um modem.

A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", pois foi quando ela se popularizou pelo mundo. Essa popularização aconteceu com o surgimento de novos browsers ou navegadores e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.

Como era a internet nos anos 1990 e 2000? A lentíssima e instável conexão discada dominava. A velocidade da internet era entre 28,8 e 33 kbps (um modem de 56k era um luxo).

Mega Drive
O dispositivo foi lançado no Brasil no ano de 1990 e se tornou um grande sucesso, perdendo espaço após o surgimento e popularização dos videogames de 32 bits, anos depois, como os modelos de Playstations, da Sony.

Dois grandes lançamentos do Windows aconteceram durante os anos 90. O Windows 95 é considerado um divisor de águas para a história da informática, por estrear conceitos como área de trabalho funcional, multitarefas, botão de Iniciar, barra de ferramentas e a possibilidade de minimizar, maximizar e fechar janelas.

Foi nos anos 90 que o mundo como o conhecemos atualmente começou a ganhar forma: surgiram os primeiros telemóveis e os computadores em casa, por exemplo. Mundialmente, as pessoas começavam a ser expostas a novos produtos digitais que deram origem a muitos dos gadgets que hoje preenchem os nossos dias.

Foi a partir dos anos 1990 que o celular se popularizou como um meio de comunicação. Além de menores, esses aparelhos passaram a ser fabricados com bateria de lítio, que permitia maior autonomia.

Processador Pentium da Intel. Popularização do Microsoft Windows, especialmente após o lançamento do Windows 95. Crescimento da Internet, devido a queda no custo de computadores e tecnologia. Surge os primeiros navegadores, tais como o Internet Explorer e Opera.

Comentário: “Na década de 1990, a grande inovação foi a internet. Ela promoveu grandes mudanças, interferindo na estrutura dos diferentes sistemas e transformando as relações e as comunicações globais”.

Em 1994, a internet finalmente sai do nicho acadêmico e passa a ser comercializada para o público em geral. No Brasil, a EMBRATEL lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço.

Em 6 de agosto de 1991, o físico britânico Tim Berners-Lee apresentou o conceito global da World Wide Web (WWW), a internet que conhecemos hoje. Nessa data foi ao ar e para todo público o primeiro site da internet, contendo uma página de texto básico e palavras com hiperlinks. Veja.

A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas (PSI, UUnet, Sprint,...) como para fornecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundial.

Na segunda metade da década de 2000, a conexão discada perdeu espaço para a banda larga no Brasil.

Em 1992, o cientista Tim Berners-Lee criou a World Wide Web – ou esse “www” que se digita antes do nome de qualquer site. A rede nasceu na Organização Europeia para a Investigação Nuclear, que propôs a criação dos hipertextos para permitir que várias pessoas trabalhassem juntas acessando os mesmos documentos.

A chamada Geração Z é caracterizada por pessoas que nasceram a partir de meados da década de 1990. É uma geração surgida conjuntamente com o avanço das novas tecnologias, acompanhando o mundo tecnológ...

1994: É Tetra!
Em 1994 a internet dava os seus primeiros passos, pois foi o ano em que a primeira página foi colocada no ar por Tim Berners-Lee. Os PCs, equipados com o sistema operacional Windows 3.11, dominavam um mercado ainda em expansão.

A popularização definitiva
Aos poucos, redes como a NSFnet (ativada em 1990) começaram a ser criadas com o objetivo de entrelaçar os serviços já existentes, permitindo a comunicação entre usuários conectados por diferentes serviços.