Como era a produção agrícola dos incas?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

A agricultura era uma forte característica da civilização inca. Por meio de técnicas de irrigação e plantio eles instituíram terras aráveis para o plantio de quinoa, batata, mandioca, batata-doce, entre outros alimentos.

A economia asteca era baseada principalmente na agricultura, com destaque para o cultivo de milho, feijão e abóbora. Eles também construíram um sistema de canais de irrigação e terraços agrícolas para permitir a agricultura em terras elevadas.

O poder da técnica foi potencializado por outras práticas dos Incas, como a adubação com esterco de lhama e a irrigação do solo através de outra tecnologia que também fizeram desse povo uma civilização muito inteligente: os engenhosos canais de irrigação e infiltração de água.

Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.

Considera-se que plantavam setecentas espécies, entre elas a batata, o pimentão, o milho, a quinoa e a coca. Eles foram os percursores na técnica de plantação em curva de nível. Em vez de semearem nas encostas das montanhas, ele faziam terraços, nivelando o solo em grandes degraus.

A base da economia era a agricultura que produzia tudo o que os incas possuíam. A alimentação baseava-se no milho e na batata, no entanto, os incas também produziam grandes quantidades de itens como algodão e pimenta.

Economia inca
O alicerce da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes. Os incas criavam lhamas, que serviam para o transporte; alpacas e a vicunhas, das quais obtinham a lã e a carne.

O algodão e a lã eram materiais também muito usados. Eles plantavam algodão em larga escala e a lã, retiravam das lhamas e alpacas que viviam próximos das aldeias. O metal, a fibra, a madeira e as tintas vegetais e naturais também eram utilizados nas produções.

A economia Inca - essencialmente baseada na agricultura - tinha um caráter bastante heterogêneo, ou seja, não havia uma unidade de organização econômica.

A economia da civilização asteca era baseada, principalmente em sua agricultura. Eles possuíam um cultivo agrícola muito desenvolvido e isso se deve às técnicas de cultivo que eles usavam, as chinampas – ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco, criada a partir de material orgânico do fundo do lago.

Foram responsáveis pela criação de grandes monumentos, como Machu Picchu. Eram um povo politeísta, com deuses embasados nos fenômenos da natureza e nos astros. Os incas eram um povo imperial e teocrático, ou seja, possuíam um imperador com amplos poderes e o tinham como um verdadeiro deus encarnado.

A agricultura era uma prática conhecida pelos nativos, que cultivavam a mandioca, o amendoim, o tabaco, a batata-doce e o milho, além de realizarem o extrativismo vegetal em diversos outros cultivares da flora local, como o babaçu ou o pequi, quer para alimentação quer para subprodutos como a palha ou a madeira, e ...

A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.

Conhecidos como andenes ("plataformas", em tradução literal), estas plantações em socalcos estão espalhadas pelos Andes Centrais.

Confira quais são os cinco principais tipos de agricultura e entenda mais detalhes sobre cada um deles.

  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

Quais são os tipos de agricultura? No Brasil, existem diferentes tipos de produção agrícola, as quais se adequam às características do ambiente no qual são realizadas, como a agricultura de subsistência, agricultura familiar, agricultura orgânica (biológica), agricultura comercial e permacultura.

  • Agricultura moderna.
  • Agricultura intensiva.
  • Agricultura extensiva.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

Contudo haviam domesticado o algodão, utilizavam a cerâmica, bem como a lã da alpaca e da vicunha para se vestirem. Igualmente, seu alimento sagrado era o milho e estima-se que havia cerca de 200 espécies distintas deste grão.