Como escolher a luminária certa para cada ambiente?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

Um ambiente pode ser funcional e, ao mesmo tempo, de descanso. Por isso é recomendável usar dois interruptores: luz branca no teto e luz amarela distribuída nos cantos do espaço ou em um abajur, por exemplo.

Conheça bem o ambiente
Escolha um modelo que se encaixe perfeitamente na sala não só no quesito decorativo, mas também de proporção. Se o local for pequeno, por exemplo, prefira um lustre mais linear para valorizar o tamanho do ambiente.

Para saber o nível de intensidade do fluxo luminoso de uma lâmpada, é preciso procurar em suas especificações quantos lúmens (lm) ela é capaz de reproduzir. Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida.

Todo ambiente deve ter um ponto de luz central, que deve ser forte o suficiente para distribuir iluminação pelo espaço inteiro, de forma homogênea. Outra dica é optar por paredes e teto claros, pois eles refletem a luz com mais intensidade.

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso e relaxamento, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

Ela ilumina 1680 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 16m² .

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Já a luz mais amarela, também conhecida como luz quente, torna o ambiente mais aconchegante e confortável. Ela é indicada para ambientes residenciais, pois traz uma sensação de relaxamento.

Primeiro de tudo, devemos dizer que sim, é possível utilizar lustre em ambientes integrados e conseguir o mesmo efeito dos locais individuais. Porém, é preciso tomar cuidado na hora da escolha.

Logo, em dormitórios, a recomendação é que você invista em lâmpadas com cores quentes, ou seja, amareladas. Você estará pronto para relaxar assim que adentrar ao cômodo e, caso tenha um cantinho separado para estudo, adquira uma luminária separada com luz branca, a qual será acesa só quando necessário.

Prefira lâmpadas LED
Estamos falando sobre sala de jantar, um lugar de refeição e convívio; considerando esse ponto, é válido escolher lâmpadas LED porque não esquentam como as incandescentes. Além desse benefício, essa versão também é bastante econômica e muito mais eficiente em relação aos modelos incandescentes.

Os lúmens (lm) são a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa. Essa característica é chamado também de fluxo luminoso. Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz de uma lâmpada. Devemos ter em mente, porém, que nem sempre o maior valor é o melhor.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.