Qual a idade certa para cada série?

Perguntado por: emenezes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado). No entanto, essa não é a trajetória de muitas crianças e muitos ado- lescentes brasileiros.

Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano (7 a 11 anos de idade)

O período escolar é formado pelo Ensino Fundamental, dos 6 aos 15 anos, e pelo Ensino Médio, dos 15 aos 18. O período de formação profissional inicia aos 18 anos, com o Ensino Superior, e por definição vai até os 22 anos, apesar de isto variar bastante de acordo com vários fatores.

O jardim II é a última série da educação infantil e ensina crianças entre 5 e 6 anos de idade, que depois disso, vão para o ensino fundamental.

Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).

O objetivo é regular em lei a polêmica causada pela Resolução 1/10, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que fixou o ingresso no primeiro ano apenas para criança que completar 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

É no 1º ano que as crianças vão aprender a ler e a escrever, a compreender o que leem e o que ouvem, a falar e a ouvir o outro, a conhecer o mundo e a participar das práticas sociais e culturais.

De forma geral, podemos dizer que as principais diferenças entre as duas fases são: Os anos iniciais vão do 1º ao 5º ano (estudantes com 6 a 10 anos de idade). Os anos finais se dividem entre 6º a 9º ano (de 11 a 14 anos).

6º ano - de 11 anos, completados até 31 de março. 7º ano - de 12 anos, completados até 31 de março. 8º ano - de 13 anos, completados até 31 de março. 9º ano - de 14 anos, completados até 31 de março.

A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.

Pré-escola: duração de 3 anos, com alunos de 4 a 6 anos; Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contra turnos que são os períodos extraclasse para seus alunos.

Turmas por faixa etária

  • a 2 anos. Maternal I.
  • a 3 anos. Maternal II.
  • a 4 anos. Pré-Escola I.
  • a 5 anos. Pré-Escola II.
  • a 6 anos.

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Por esse motivo, na BNCC organizam- se os objetivos de aprendizagem, considerando-se três subgrupos etários: bebês (0-18 meses), crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

A Educação Infantil compreende o G1 (Maternal I), G2 (Maternal II), G3 (Maternal III), G4 (Pré I) e G5 (Pré II), com turmas nos períodos da manhã e da tarde. Nesse nível, a escola oferece um ambiente seguro, acolhedor e lúdico.

nove anos de idade

O 4º ano do Ensino Fundamental I, estipulado para as crianças com nove anos de idade, tem como foco aprimorar os conhecimentos e habilidades adquiridos na área da linguagem, com ênfase na leitura e na interpretação de diferentes portadores de texto.