Como escreve joia ou joia?

Perguntado por: dsouza5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Além de definir o significado das palavras, eles também trazem a indicação da forma correta de pronunciá-la.

A forma [jóias]é [feminino plural de jóia] .

O nome joia é uma forma familiar de se tratar uma «pessoa muito apreciada, pelas qualidades que revela, especialmente pela sua bondade, amabilidade, simpatia» (Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa) e com quem já se nutre alguma confiança.

A palavra jóia, acentuada graficamente, passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm).

tudo bem?” É muito comum a gente responder: “tudo joia! E você?

Por exemplo, é possível classificar as joias conforme o seu material, modelo ou formato, a ocasião para a qual o uso é indicado (como casamento ou formatura), as pedras que carregam, entre tantas outras formas de ordenação das peças.

Como foi dito, a nova ortografia trouxe grandes mudanças e essa é uma delas. Portanto, os chamados ditongos abertos (ei e oi) em palavras paroxítonas não são mais acentuadas. Esse é o caso de joias e também de semijoia. Assim, outros vocábulos também perderam a acentuação, como estreia e jiboia.

O ourives é o profissional que trabalha com metais preciosos, especificamente prata e ouro, na fabricação de joias e ornamentos. Desde tempos remotos, os adornos foram criados e reverenciados, seja pela beleza, valor ou pelo poder que simbolizavam.

Joia tem acento? Segundo a nova regra ortográfica, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico Éi ou ÓI não são mais acentuadas. Acertou quem apostou na palavra “joia“, sem acento!

O que são Pedras preciosas:
Pedras preciosas são minerais cristalinos raros e de importante valor, que se distinguem pela sua beleza, pureza, cor, transparência, brilho, dureza e índice de refração da luz.

A palavra joia no dicionário: sem acento e com indicação de ditongo aberto.

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

As palavras que contêm um ditongo decrescente (vogal — semivogal), de que são exemplo jóia e geléia, não apresentam dificuldade na sua divisão silábica: Jói – a (Palavra grave, dissilábica). Ge – léi – a (Palavra grave, trissilábica).

Ou seja, as palavras paroxítonas com ditongos abertos como “alcalóide”, “bóia” e “colméia” passam a serem escritas sem acento, ou seja alcaloide, boia e colmeia. Mas atenção! Essa regra só vale para as palavras paroxítonas, ou seja, as oxítonas que terminam em éis, éu, éus, ói e óis continuam sendo acentuadas!

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.