Qual é a diferença entre uma joia é uma semi joia?

Perguntado por: lgaspar9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O principal diferencial de uma joia é que se trata de uma peça única, sendo difícil encontrar outra igual a ela. Dessa forma, ao comprar a joia, você sabe que está recebendo algo só seu. Enquanto isso, as semijoias permitem maior criatividade no design, o que gera uma maior variedade de modelos e cores.

Essas grandes diferenças fazem da bijuteria um produto com menor valor agregado, e faz da semijoia, como o próprio nome indica, um produto mais nobre e de maior durabilidade. E o mais interessante é que as semijoias tem um preço as vezes próximo aos das bijuterias e por isso o custo benefício é muito maior.

Para ter certeza que está adquirindo uma semijoia de boa procedência, observe os seguintes pontos:

  1. Brilho, uniformidade e qualidade do banho. ...
  2. Preço. ...
  3. Acabamento. ...
  4. Pedras, zircônias e pérolas. ...
  5. Fechos, argolas e correntes. ...
  6. Garantia. ...
  7. Pinos e soldas. ...
  8. Metal base.

O que irá definir uma peça como semijoia é o material que ela é revista ou banhada, através de um material nobre. Ou seja, a peça não é de ouro maciço mas recebe uma camada de ouro que irá fazer com que ela fique mais resistente.

Sendo assim, podemos concluir que as semijoias banhadas são as melhores opções disponíveis atualmente. O folheado está quase extinto devido à dificuldade de execução do seu processo. O banhado, além de ser mais fácil, tem maior eficiência e possui maior durabilidade e qualidade.

Oxidação. Essencialmente, a semijoia tem como matéria-prima ligas metálicas geralmente menos nobres. Isso a torna mais sensível à oxidação, que é o processo químico gerado entre o contato do oxigênio, com a peça. A oxidação é um dos principais causadores de escurecimento de semijoias.

Aço inoxidável

Aço inoxidável
Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade. Os acessórios em aço são indicados para pessoas alérgicas a outros metais preciosos ou bijuterias e semijoias. Além disso, é antialérgico, tanto que é o material ideal para ser usado em piercings e procedimentos cirúrgicos.

Afinal, qual é a durabilidade das semijoias? É muito relativo, pois depende basicamente de dois fatores: a qualidade das peças e os cuidados da usuária. Por isso, as semijoias podem durar um período de 3 meses ou anos.

Definitivamente, a umidade é péssima para as semijoias e sempre deve ser evitada. Guarde suas semijoias em local seco e tente colocar algumas peças de giz escolar no mesmo compartimento, pois eles absorvem a umidade do ar.

Por utilizar as melhores matérias primas, como pedras importadas, além de sistemas modernos para o “banho” das peças, as semijoias da Rommanel possuem acabamento artesanal, o que concedem as nossas semijoias a aparência de joias em ouro maciço!

Posso tomar banho com semi joias
Em contato com a água, as peças sofrem o processo de oxidação, perdendo a cor e o brilho. O ideal é retirar as joias antes de lavar as mãos e tomar banho, secando muito bem antes de utilizar os acessórios.

Lavar louça, contato com pedras e areias, entre outras superfícies pode desgastar o banho e danificar suas peças. Ao ir à praia, por exemplo, lembre-se de tirar seus brincos, colares ou qualquer semijoia que esteja usando.

Isto ocorre devido à reação química dos produtos com uma peça mais barata. Normalmente, para torná-la mais acessível, a bijuteria ou semijóia são feitas com ligas e finalizada com uma fina camada de ouro. Isto se chama banhar. Esse tipo de peça pode deixar sua pele esverdeada, ainda que isso não ocorra imediatamente.

De qualquer forma, vamos lá:

  1. Limpe bem a joia com uma flanela.
  2. Aplique duas ou três gotas de vinagre.
  3. Observe a cor da peça.
  4. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida.
  5. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

Como saber se é ouro ou apenas banhado? Você pode testar a pureza fazendo o teste de ácido nítrico, também conhecido como toque ácido ou teste de toque. Este método é usado porque o ouro 750 (18K) não reage a esta substância.

Teste com Imã
Peças de ouro não são magnéticas, então tente aproximar o imã da corrente para verificar se há atração. Se você notar que não houve atração, provavelmente a joia deve ser realmente legítima.

Além disso, o ouro 18K apresenta maior durabilidade. Possui uma quantidade razoavelmente superior de ouro do que o ouro 14k ou 10k, o que torna as joias de 18k mais valiosas e com maior resistência, com capacidade para durar por gerações.