Como espantar vespas com fumaça?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

Plante citronela, tomilho ou eucalipto na área para afastar vespas e marimbondos. Cultive essas plantas na sua horta ou no seu jardim. Além de serem repelentes naturais, elas liberam um cheiro bem agradável no ar. Você pode até usar pedaços de tomilho como tempero na sua comida!

Você vai precisar de um balde com água, bem como um pouco de açúcar, detergente e vinagre. Misture tudo e coloque a armadilha perto do ninho, sempre mantendo uma distância segura das vespas. Basicamente o vinagre e o açúcar irão atrair os insetos.

Elas saem da colméia de origem em busca de um local seguro para construir um novo lar. Nessa migração, é que, geralmente, ocorrem os ataques", diz. Nessa "expedição", os insetos carregam a rainha virgem e parte da colméia de origem.

Fruto de um estudo realizado em 2021, os resultados confirmam que o Abelharuco captura Vespa-asiática, mas desconhecemos ainda quão importante é este consumo. Embora a Abelha-europeia (Apis mellifera) seja a espécie mais frequente nos restos de presas colhidos, a dieta desta ave aparenta ser diversa.

Mantenha as lixeiras a uma boa distância das portas e janelas para que as vespas não sejam atraídas para o seu conteúdo. Mantenha as portas e janelas fechadas - para evitar que as vespas entrem dentro da sua casa. Mantenha a segurança - se descobrir um ninho, mantenha as crianças e animais longe dessa área.

Borrife no ar, com um frasco com spray substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela. Você também pendurar saquinhos de organza ou tule com bolinhas de naftalina. Evite que crianças ou animais domésticos tenham contato com a substância.

Uma das formas mais eficazes de eliminar os vespeiros é queimar o favo e se desfazer das vespas. Você pode fazer isso com um maçarico ou com uma tocha preparada por você mesmo(a) com algodão ou trapo velho embebido em álcool. Recomenda-se fazê-lo à primeira hora da manhã, que é quando estão menos ativas.

Uma sugestão é utilizar um produto com cheiro forte e ação repelente, por exemplo, o óleo de citronela ou de eucalipto, para mascarar o feromônio, dificultando assim a instalação desses indivíduos no local.

Alguns apicultores até se disponibilizam a recolher colmeias. O mais indicado, no entanto, é buscar serviços públicos, como Centros de Zoonoses locais, o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.

ALCANCE é um inseticida aerossol indicado para o combate de vespas e marimbondos em ambientes externos e internos. Seguro e de fácil manuseio, possui uma válvula spray especial de longo alcance que produz um jato de até 5 metros.

A forma dos ninhos é muito variável, podem constituir-se de um único favo exposto fixado a alguma superfície por um pedúnculo, ou um ou mais favos envolvidos por uma cobertura denominada envelope, entre outros. Numa colônia de vespas existe rainha, várias operárias e macho, sendo que estes últimos não tem ferrão.

A citronela, por sua vez, é um excelente repelente natural para espantar mosquitos, é por isso que é comum encontrar velas de citronela. Nesse sentido, essas velas são duplamente eficazes, pois tanto a fumaça que elas emitem quanto seu aroma são eficazes para manter as vespas e abelhas afastadas sem matá-las.

Muitas vespas também são polinizadores generalistas que visitam uma grande variedade de plantas. Estas podem ser “polinizadores de último recurso” se uma planta perder o seu principal polinizador local. Mas as vespas podem ter muitas outras mais-valias.

As picadas de abelhas, vespas, vespões e formigas geralmente causam dor, vermelhidão na pele, inchaço e coceira. As reações alérgicas não são comuns, mas podem ser sérias. Os ferrões devem ser removidos e os sintomas podem ser aliviados com um creme ou uma pomada.

A importância das vespas sociais e de sua diversidade se deve aos papéis ecológicos que elas desempenham na natureza, seja como polinizadores e predadores de outros insetos seja como detritívoros, ao forragearem frutos em decomposição e carcaças de animais.

As vespas-solitárias constroem ninhos em tocas no solo, para onde levam aranhas e outros insetos que são presos e imobilizados com substâncias injetadas pelo ferrão.

Não tente destruir os ninhos. A destruição dos mesmos deve ser feita por profissionais, com equipamento de proteção e seguindo as orientações constantes no Plano de Ação. No caso de sentirem os ninhos ameaçados as vespas asiáticas reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Estima-se que a fase adulta da vespa dura apenas 72 horas.

Marimbondos e vespas: quando eles escolhem um local para fazer sua casa, normalmente esse local possui uma vibração focada no núcleo familiar, mas com uma dinâmica baseada em cobranças e conflitos. São ambientes onde um exige demais do outro e esse outro tenta, de todas as formas, superar as expectativas.

Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.