Como produzir fumaça para espantar abelhas?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Os bombeiros não retiram o enxame." Fazer fumaça, utilizar veneno ou jogar água não funciona para espantar as abelhas. "Pelo contrário, essas medidas vão deixar as abelhas ainda mais irritadas.

A fumaça acalma as abelhas, pois esta inicia uma resposta natural de alimentação em antecipação de possível abandono das colmeia devido ao fogo na redondeza. A fumaça também mascara os feromônios de alarme lançados pelas abelhas de guarda ou quando as abelhas são esmagadas numa inspeção.

Como espantar abelhas em 5 etapas

  1. Deixe janelas e portas para a rua abertas. ...
  2. Borrife uma mistura de óleos essenciais. ...
  3. Faça saquinhos com naftalina. ...
  4. Acenda velas de citronela. ...
  5. Plante substâncias repelentes no quintal.

“Em caso de cachopas, colmeias de marimbondos e abelhas, que seja acionado o Corpo de Bombeiros via 193 para que seja feita a vistoria e posteriormente a retirada e captura desses animais ou até mesmo o extermínio se for necessário”, explica o Corpo de Bombeiros em nota.

Direcione jatos de fumaça para a entrada do enxame com o fumegador. 2 Abra mais o buraco para alcançar os favos, utilizando ferramentas. Corte os favos um por um, removendo as abelhas e guardando no balde aqueles que contenham mel. 3 Recorte e transfira para a colmeia apenas os favos com cria.

O inseticida neonicotinóide Tiametoxam causou alta mortalidade a abelha Iraí (N. testaceicornis), independente da forma de exposição, enquanto que o inseticida organofosforado Clorpirifós causou uma taxa de mortalidade mais alta quando exposto via nebulização direta sobre as abelhas.

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

Para espantar as abelhas, você pode plantar, no jardim ou em vasos dentro de casa, algumas plantas cujo odor é desagradável para esses insetos: Louro. Hortelã-verde. Menta.

Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem atacar.

As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas.

O valor do serviço varia de R$ 200 a R$ 400.

Como se prevenir de ataques:
- As melíponas são menos atacadas que as trigonas, porém, em caso de ataque recomenda-se fechar a entrada esmagando o pito ou com cerume; - Manter espalhadas no meliponário famílias defensivas, como as Scaptotrigonas (Mandaguari ou Canudo), para desestimular o ataque das abelhas limão.

Quando as abelhas africanizadas são submetidas a um nível de estresse ou privação muito grande, elas podem abandonar a colmeia e estabelecer a colônia em outro lugar. Uma causa comum de abandono é o calor excessivo.

A secretaria reforça que o extermínio de abelhas com ou sem ferrão é crime ambiental passível de multa e reclusão. As solicitações para retiradas de abelhas devem ser feitas pelo WhatsApp (14) 99756-7153.

Jogar inseticida, colocar fogo, jogar pedra ou qualquer outro objeto nas abelhas não faz parte das recomendações de segurança, pelo contrário, a situação pode se agravar.

Você sabia que fazer a retirada de uma colmeia de abelhas mesmo que esteja dentro da sua casa, mesmo sendo uma propriedade privada, é crime ambiental?