Que região do Brasil concentra a maior parte dos reservatórios nacionais de água?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, a Região Hidrográfica Amazônica representa cerca de 40% do território brasileiro e possui mais de 60% de toda a disponibilidade hídrica do País.

O Aqüífero Guarani é talvez o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná – Brasil, Paraguai e Uruguai – até a Bacia do Chaco – Paraná na Argentina, principalmente.

Região Norte

O abastecimento por “poço ou nascente na propriedade” predominou em 7,06% dos municípios brasileiros. A Região Norte foi responsável pela maior percentagem (30,73% dos municípios).

A região Sul é a que mais trata o material que coleta (93,7%), seguida por Centro-Oeste (92,6%), Norte (84,6%), Nordeste (80,8%) e Sudeste (67,3%).

No Brasil, a reserva estende-se por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Subsistema Sul - EAR atual84,96%

  • SANTA CLARA-PR 1,83% do subsistema*
  • G. B. MUNHOZ 28,74% do subsistema*
  • SALTO SANTIAGO 16,33% do subsistema*
  • SEGREDO 2,19% do subsistema*

O nível dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste chegou a 65% - um ano atrás, na maior seca em 90 anos, esses reservatórios tinham cerca da metade da água que têm agora. O ONS prevê que a conta de luz deve ficar sem taxa extra até o fim do ano.

As regiões que apresentam mais recursos minerais no Brasil são:

  • Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero;
  • Província Mineral de Carajás, no Pará;
  • Estado do Mato Grosso do Sul.

A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso. Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água.

Com maior reservatório do Nordeste, hidrelétrica de Sobradinho (BA) volta a registrar 100% de armazenamento pela primeira vez desde 2009.

Os países que mais concentram água doce no mundo são Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Índia, Colômbia, República Democrática do Congo e China, correspondendo a aproximadamente 60% da água doce existente no planeta.

Para nós, que depois de tantos anos de evolução nos habituamos a viver na superfície, não surpreende muito dizer que os oceanos são responsáveis pela maior reserva de água da Terra: cerca de 97% da água existente em nosso planeta está distribuída entre os oceanos, Atlântico, Índico, Pacífico e Ártico.

Situação mais crítica enfrenta a região Nordeste, que possui a menor disponibilidade de água (menos de 4%) e apresenta a segunda maior densidade populacional, com quase 30% da população brasileira (MMA – GEO Brasil – Recursos Hídricos, 2007).

No Brasil, há dois grandes e importantes aquíferos: o Guarani, situado no Centro-sul e que se estende por outros países, além do aquífero Alter do Chão, localizado na região Norte.

Trata-se do SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. O maior de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água. Para se ter uma ideia de sua extensão, o aquífero Guarani, considerado, agora, o segundo maior, possui uma reserva hídrica de 39 mil quilômetros cúbicos de água.

O problema é que esse volume é desigualmente distribuído: 70% estão na Amazônia, região com menos de 7% da população nacional (existe muita água em local com poucos habitantes), 15% no Centro-Oeste, 6% no Sul e no Sudeste e apenas 3% no Nordeste, sendo 2/3 destes localizados na bacia do rio São Francisco.

As Américas, juntas, reúnem 41% de todos os recursos hídricos disponíveis, seguidas pela Ásia – maior e mais habitado continente – com 30%, pela África com 10%, depois a Europa com 7%, a Oceania com 5% e a Antártida com 5%.

O Sudeste é a região que apresenta o maior índice, abastecendo 91,25% da população com água tratada; seguido do Centro-Oeste com 90,13% e Sul com 89,68%. Os menores índices permanecem no Nordeste, com 73,25%; e Norte, com 57,49% da população sendo abastecida com água tratada.