Como Estado se mostra presente no nosso cotidiano?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Como por exemplo, saúde, educação e transporte. Essa ação se mostra necessária para garantir que toda a população (dos mais pobres aos mais ricos) possuam acesso a recursos essenciais para uma vida digna. Concluindo, para fornecer serviços básicos à dignidade humana, o Estado se mostra necessário.

O termo Estado (do latim status: modo de estar, situação, condição) data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado, bem como designa o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação.

Alguns exemplos de atuação do Estado brasileiro são: Saúde pública: o Estado é responsável por prover o acesso gratuito à saúde para a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece consultas, exames e tratamentos médicos gratuitos em hospitais públicos e postos de saúde em todo o país.

Para Weber, “Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território. Especificamente, no momento presente, o direito de usar a força física é atribuído a outras instituições ou pessoas apenas na medida em que o Estado o permite.

A relação Estado e sociedade é uma relação histórica e dinâmica que vem sen- do construída com a história da própria humanidade. É o resultado dos conflitos de interesse, das interações e dos sonhos.

O Estado assegura o direito a educação, auxilia nas funções da escola no sentido de dar suporte a pratica educacional, ele vai então garantir que todos tenham igualdade no direito ao acesso a educação, o Estado torna-se o principal mecanismo que vai assegurar a educação igualitária, ela não pode ser apenas ...

De acordo com a Constituição brasileira, as funções do Estado são exercidas por três Poderes distintos e independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Eles devem funcionar em harmonia, de maneira a se complementarem e se limitarem em suas ações. Dessa forma, um Poder controla o outro.

Por que o Brasil é considerado um Estado-nação? O Brasil é considerado um Estado-Nação porque possui um Estado (política, governo e território) alinhados com os aspectos Nacionais (sociedade com uma identidade). Ele é reconhecido por outros países e organismos internacionais, além de ter soberania econômica e política.

As características essenciais da forma de Estado federal no Brasil são: Descentralização político-administrativa; Participação das vontades parciais na vontade geral; Auto-organização dos Estados-membros.

O Estado pode atuar na ordem econômica de forma direta (estado empresário ou agente econômico) ou de forma indireta (Estado executor ou agente regulador).

Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas. Contudo, o território brasileiro nem sempre foi organizado dessa forma.

O Brasil, em sua Constituição, adota a forma republicana, sistema presidencialista e o federalismo.

A relação entre Estado e Sociedade deve-se estar em um contrato social e todas as instituições políticas legitimadas pelo governo, e daí o cidadão é obrigado a cumprir leis, e esta formando o pacto-constituinte.

Conforme Hobbes, o estado natural é a condição na qual todos os homens se encontram, nesse estágio todos são iguais, todos têm o mesmo direito, pois o homem, em tal estado, está sob a égide das paixões2., guiado pelos instintos, pelo conatus, isto é, esforço natural de permanecer na existência, de sobrevivência.

Trata-se de um pacto, um acordo estabelecido entre os diversos segmentos de uma socieda- de para a definição das regras fundamentais da convivência social em determinado território. Acompanhe a seguir de que maneira ocorria a organização social e de que modo era or- ganizada.