Como evitar o empate no xadrez?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Se ambos os jogadores fizerem 50 lances consecutivos sem capturar nenhuma peça ou mover nenhum peão, qualquer jogador pode pedir empate se for sua vez de jogar. Esta regra existe para evitar que as partidas se prolonguem muito quando nenhum dos jogadores está fazendo qualquer progresso.

Regra dos cinquenta movimentos
Segundo regulamentação da Federação Internacional de Xadrez — FIDE, um jogador pode reclamar o empate quando, por cinquenta rodadas consecutivas, nenhuma peça do jogo for capturada ou nenhum peão for movimentado.

Empate. Uma partida de xadrez pode terminar em empate, dadas algumas situações: Rei afogado: nessa situação o Rei encontra-se encurralado em uma posição da qual não consegue sair, pois nenhum lance é legal. É semelhante ao xeque-mate, exceto pelo Rei não estar em xeque.

Os peões só podem capturar nas casas diagonais em frente a eles. Nunca podem capturar para trás. Se houver uma peça imediatamente em frente ao peão, ele não pode se mover ou capturar aquela peça. Torre – movimenta quantas casas queira na horizontal ou vertical, porém em apenas um sentido por jogada.

Empates acontecem em menos de 25% das partidas
E a base disso está nas estatísticas. Um pouco menos de 25% das partidas em todo o mundo terminam com resultado de igualdade. Se pegarmos os números dos campeonatos mais importantes, a média de jogos que chegam ao seu final sem vencedor fica em torno de 22 e 23%.

Hoje em dia, é ilegal deixar um rei em xeque e você não pode movê-lo para uma casa que está sendo atacada pelo seu oponente. Por causa disso, a única maneira de "capturar" um rei e encerrar a partida é ao prendê-lo.

Um Rei solitário é uma situação no jogo de xadrez onde o enxadrista fica apenas com o Rei sobre o tabuleiro enquanto as outras peças foram capturadas. Em algumas versões mais antigas como por exemplo no Xatranje, deixar o Rei solitário era um dos métodos de vitória.

Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.
O cavalo pode saltar sobre qualquer peça sua ou do adversário. A captura ocorre quando uma peça adversária se encontra na casa final do movimento realizado pelo cavalo. O Peão move-se em coluna (vertical) somente para a frente e uma casa, nunca para trás.

O rei é menos poderoso do que quase todas as peças de xadrez, mas também é a única peça que nunca pode ser capturada! Quando um rei é atacado, ele está em "xeque". No início da partida, o rei branco começa na casa e1 e o rei negro começa na casa e8.

O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias. Torre: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras. Peão: movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal.

A ideia é selecionar, na sua cabeça, geralmente de 2 a 4 movimentos que você poderia fazer na próxima jogada e quais seriam suas consequências para, depois, tomar a ação que você considera mais sábia.

Estratégias para a abertura

  1. Desenvolva rapidamente todas as peças.
  2. Não mova a mesma peça duas vezes.
  3. "Conecte" suas torres.
  4. Roque.
  5. Controle o centro de tabuleiro (essa estratégia é para o início ao fim do jogo)

Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem capturar o rei do oponente. 1.4.2 O oponente cujo rei sofreu xeque-mate perdeu a partida. 1.5 A partida está empatada se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem possibilidade de dar xeque-mate no rei do oponente (veja Artigo 5.2.2).

O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.

O rei é a peça mais importante do xadrez. Se o rei for encurralado de modo que sua captura seja inevitável, o jogo termina e o este jogador perde. O rei tem pouca mobilidade, assim ele é considerado também uma das peças mais fracas no jogo. O rei pode se mover para qualquer casa adjacente.

Xeque. Quando o Rei está sendo atacado, dizemos que ele está em Xeque. O Rei é a única peça que não pode ser capturada.

O jogador precisa criar uma estratégia para colocar o rei adversário em xeque-mate, que é o objetivo final da partida. Para isso, movimenta suas peças no tabuleiro e captura peças adversárias para tentar criar vantagens, até conseguir encurralar o rei do oponente em um ataque do qual ele não possa se defender.

Um jogador vence (para além das opções de vitória tradicionais) quando o rei adversário ficar em cheque pela terceira vez durante o jogo.

A linha de pontuação de empate mais provável foi 1-1 (42% de todos os empates). De forma intuitiva, um empate tem maior probabilidade de acontecer entre dois lados com capacidades relativamente iguais, após o local do jogo ter sido considerado no cálculo.

2) O resultado mais comum é o 2×1 (17%), seguido do 3×1 (11%), 1×1 e 2×0 (9% cada), apenas 3% dos jogos terminaram 0x0, com esta tendência se repetindo nos 4 países estudados.