Como explicar o contexto?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Contexto é o conjunto de elementos físicos ou situacionais que ajudam o receptor da mensagem a compreendê-la. Esses elementos caracterizam o texto, o qual é uma comunicação de ideias expressas por palavras escritas. A relação entre texto e contexto é fundamental para a mensagem a ser transmitida seja compreendida.

Há várias formas de contextualizar o tema para o leitor, isto é, demonstrar brevemente sobre o que dissertaremos. Podemos fazer isso definindo uma palavra-chave, citando algum pensador ou especialista, apresentando dados estatísticos, realizando comparações socioeconômicas, geográficas etc.

Significado de Contexto
O que está ao redor de algo ou de alguém; ambiente: contexto religioso, social, político. O que compõe o texto na sua totalidade; reunião dos elementos do texto que estão relacionados com uma palavra ou frase e contribuem para a modificação ou esclarecimento de seus significados.

Quando um leitor começa a ler um texto, a primeira coisa que ele faz, mesmo que inconscientemente, é tentar compreender a que o conteúdo se refere. À medida que a leitura avança, alguns elementos ajudam a compreender qual assunto está sendo abordado. A esse conjunto de elementos, dá-se o nome de contexto.

1 circunstância, conjuntura, conjunção, situação, condição, ambiente, enquadramento, quadro, cenário, momento, ocasião. Exemplo: Apenas arrancaremos com o projeto quando houver um contexto econômico favorável.

De acordo com a tipologia textual, os tipos textuais se divide em em 5 categorias:

  • Texto Narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo;
  • Texto expositivo;
  • Texto injuntivo/explicativo.

Contexto social é o conjunto de elementos, materiais e imateriais, que moldam a vida em sociedade e a cultura de determinada região. No Brasil, a instabilidade de diversos fatores sociais é constantemente tema de debate entre as organizações.

Elementos contextuais são todas as circunstâncias que estão dentro do texto que facilitam o seu entendimento pelo leitor. Assim podemos citar como elementos contextuais: o tempo, o cenário, os personagens, o espaço.

5 passos que você deve seguir para contextualizar o tema

  1. Atente para a estrutura básica de uma introdução. ...
  2. Delimite o tema. ...
  3. Evite informações desconexas ou pouco construtivas. ...
  4. Evite rebuscamento em excesso. ...
  5. Siga as principais regras de formatação.

Texto é linguagem funcional, quer dizer, linguagem que desempenha um papel em um contexto. Há o texto e há outro texto que o acompanha, o contexto, que vai além do que é dito e escrito, e inclui o não-verbal, o quadro total no qual o texto se desenvolve e onde deve ser interpretado.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

As palavras “dessa” e “desta” são contrações da preposição “de” com pronomes demonstrativos “essa” ou “esta”. Os pronomes demonstrativos são responsáveis por situar algo ou alguém no tempo, espaço e no próprio discurso em relação aos sujeitos do discurso.

Em outras palavras, o contexto situacional é a construção cognitiva (ou quadro) que o falante faz da situação comunicativa. A percepção da situação ocupa um lugar especial nesse contexto. O falante percebe somente aqueles elementos da realidade circundante que considera relevantes para o desenvolvimento da interação.

Chamamos de tema o assunto a ser abordado: ele dará as diretrizes do texto ao expor a ideia que deverá ser defendida ao longo de uma dissertação.