Qual o contexto de Mateus 8?

Perguntado por: hrodrigues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Introdução. Ao viajar pela a Galileia, Jesus Cristo realizou muitos milagres. Ele também chamou Doze Apóstolos, investiu-os de poder e os instruiu, e enviou-os para ministrar aos povos.

Em Mateus 8:23–27, quando Jesus e seus discípulos atravessavam o Mar da Galileia, à noite, num barco, todos foram surpreendidos por uma tempestade. Jesus estava adormecido, mas seus discípulos o acordaram: «Salva-nos, Senhor, que perecemos.» (Lucas 8:24).

O leproso quer recobrar a sua dignidade humana. Mas, há outra coisa: o evangelho de Marcos nos diz que Jesus também transgride a lei: “tocou nele e disse: 'Eu quero, fique purificado'” (Mc 1, 41). É a purificação instantânea, e assim, a inclusão na comunidade.

Se Cristo está em vós, embora o vosso corpo esteja morto por causa do pecado, o Espírito dá-lhe vida por causa da justificação. Realmente, se têm o Espírito daquele que fez passar Jesus da morte para a vida, ele que o ressuscitou, também fará viver os vossos corpos mortais pelo seu Espírito que habita em vós.

O grande centurião é um soldado atencioso que valoriza seus servos e subordinados. Ele é tão respeitoso com os israelitas, que prefere enviar os anciãos a Jesus, a para pedir a favor do seu servo, do que ir pessoalmente, e intimidar o Mestre, através de sua autoridade como comandante romano.

Numa visão ampla: Olhando a sua morte Mateus em 72 d.C. , provavelmente Jesus o encontro e o chamou para segui-lo quando ele já tinha em torno de 35/ 40 anos.

Apóstolo e evangelista, pela tradição ele pregou pela Judeia, Etiópia e Pérsia e a igreja romana celebra sua festa em 21 de setembro, e a grega em 16 de novembro.

Mateus era provavelmente um homem bem-educado e seu Evangelho foi escrito especialmente para os judeus. Judas Iscariotes foi o apóstolo que traiu Jesus por 30 moedas de prata. Cheio de remorso, Judas se enforcou. O apóstolo Matias foi chamado para substituir Judas.

Moisés, o promulgador da lei, e Elias, o representante dos profetas distinguindo-se especialmente entre eles como o que não morrera, l foram vistos administrando a Jesus e sendo-Lhe submissos.

Segundo Allan Kardec (O Livro dos Médiuns, item 122-123), a transfiguração de Jesus consistiu na modificação do aspecto de seu corpo físico e a sua luz foi uma irradiação fluídica do seu perispírito.

substantivo feminino Ação ou efeito de transfigurar ou transfigurar-se; metamorfose ou transformação. Ação de alterar radicalmente o aspecto, a forma etc.

Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.

A lepra é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (M. leprae), que leva ao aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele e alteração dos nervos periféricos, o que diminui a sensibilidade da pessoa à dor, toque e calor, por exemplo.

Séculos de estigma
Historicamente, os danos provocados pela doença transformavam seus portadores em alvos de um estigma social - os leprosos. Pacientes de hanseníase eram desprezados por comunidades e até médicos e as próprias famílias.

No judaísmo, 8 é o número de transcendência. Simboliza erguendo-se acima das limitações do Reino físico, vivendo vidas extraordinários que não são conforme à ordem natural. Pode dar uma olhada como simboliza nossa cidadania nos céus, vivendo no mundo, mas não verdadeiramente pertencentes ao mundo.

O Salmo 8 é um cântico de louvor a Deus que exalta o Seu ser e Sua obra na criação. O estudo bíblico do Salmo 8 ainda revela que esse salmo é profundamente teológico. Ele trata tanto da revelação geral de Deus quanto de Sua revelação especial manifestada aos homens.