Como falar para o chefe que está doente?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Exemplos de mensagens pedindo folga por estar doente

  1. "Oi, Marcos. Estou muito gripado e não consigo ir ao trabalho hoje. ...
  2. "Oi, Joana. Acordei me sentindo muito mal e não vou conseguir cumprir meu turno mais tarde. ...
  3. "Bom dia. Comecei a me sentir mal ontem à noite e não melhorei nada hoje, então terei que ficar em casa.

É primordial apresentar um documento que comprove o motivo de ausência em determinada situação. Esse documento deve ser entregue ao setor responsável da empresa para que seja analisado, justificando ou não a falta.

Em caso de doença ou acidente de trabalho, o patrão deve prestar os primeiros socorros e encaminhar o empregado para assistência médica adequada, sem descontar nada do salário do funcionário.

Melhor seria reunir toda a empresa e comunicar que cirurgia não emergenciais devem ser avisadas com um certo tempo, para não ocorrer situações parecidas com essas. Caso faça isso, melhor fazer um formulário e colocar todos os funcionários assinarem como forma de ciência.

Sem Atestado Médico você perderá as horas não trabalhadas, não seria Falta porque você se deslocou até o estabelecimento para trabalhar. Quando isso ocorrer o mais correto é ir ao médico mesmo cuidar da sua saúde e solicitar nem que for uma simples declaração de comparecimento.

7 desculpas mais utilizadas para faltar ao serviço

  1. Não estou passando bem. ...
  2. Meu filho ou familiar ficou doente e não tem ninguém para cuidar. ...
  3. O médico me encaixou em uma consulta de última hora. ...
  4. Sofri um acidente. ...
  5. Tive em contato com pessoa com Covid. ...
  6. Meu carro/moto estragou. ...
  7. Doação de sangue.

Confira 4 coisas que todos os chefes gostam de ouvir:
O seu chefe provavelmente tem que lidar com prazos dados pelos superiores dele, então ele espera que as tarefas sejam cumpridas dentro desse deadline. Cumprir prazos faz de você um profissional melhor. Você trabalha no mesmo escritório todos os dias.

Faça uma introdução falando de como é trabalhar com ele
Você não precisa ir direto na veia e começar a fazer elogios e críticas. Por isso, comece dando um panorama de como é trabalhar com seu chefe. Use frases do tipo: Trabalhar sob sua liderança significa estar preparado para um novo desafio a cada dia.

Entre as principais podemos citar:

  1. Acidentes de trabalho. ...
  2. Dor por motivos posturais. ...
  3. Lesões no joelho. ...
  4. Hérnia inguinal. ...
  5. Depressão e estresse. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. LER. ...
  8. Problemas urológicos.

As faltas por motivos de doença são justificadas pela apresentação de atestado médico. Entretanto, a legislação brasileira prevê outras situações nas quais as faltas são justificadas, como casamento, apresentação no serviço militar, realização de provas de vestibular, entre outros.

Não é aceitável que tenhamos trabalhadores febris, com secreções aéreas intensas, diarreia ou vômito circulando na empresa. Afinal, além de ser proibido por nossas legislações sanitárias para alimentos, é só chegar no ambulatório da empresa ser atendido e liberado pelo médico, ou faltar e apresentar um atestado médico.

Sim. Se a falta for por doença ou tratamento médico, o empregado deverá apresentar o atestado ao RH para que sua falta seja abonada, pois se o empregado não trabalhou porque estava doente, mas não apresentou atestado, o empregador poderá descontar do seu salário todos os dias de ausência.

Existe um limite de atestados por mês? A verdade é que não existe um número máximo. O que há é um limite de 15 dias consecutivos de faltas justificadas.

O instituto alerta que ir ao trabalho doente traz mais prejuízos ao profissional e à empresa do que faltar. E adverte: o bem-estar dos funcionários precisa ser levado a sério pelos líderes. Estimativas apontam que o presenteísmo custa US$ 226 bilhões às empresas norte-americanas por ano.

É quando o trabalho te deixa doente. Sensação de baixa energia, tensão, desmotivação, ansiedade e depressão são alguns exemplos de sintomas, além de literalmente adoecer, sentir dores de cabeça, nas costas, lombar, gastrite até progredirem para quadros mais graves. E infelizmente isso é mais comum do que imaginamos.

A legislação trabalhista não estabelece um número mínimo de faltas que pode ser considerado como abandono de emprego. Apesar disso, a jurisprudência trabalhista fixa considera que faltar por 30 dias consecutivos no trabalho indica abandono de função.

Neste post apresentaremos 6 doenças que comumente causam o afastamento do trabalhador. Confira!
...
Clique aqui.

  1. Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). ...
  2. Síndrome de Burnout. ...
  3. Dorsalgia. ...
  4. LER. ...
  5. Hérnia de disco. ...
  6. Varizes.