Como fazer a limpeza da Cesária?

Perguntado por: ecortes6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).

O local do corte onde ficará a cicatriz de cesárea, deve ter cuidados e higiene especial. Não é recomendado o uso de nenhum produto de higiene especifico além de agua e sabão neutro. Cremes, hidratantes devem ser evitados na área já que o local deve ficar sempre seco e limpo.

Durante o banho é recomendado não molhar o curativo, mas quando o médico coloca um curativo impermeável, pode-se tomar banho normalmente, sem risco de molhar. Deve-se observar se o curativo está sempre limpo, e se houver muita secreção, deve-se voltar ao médico para limpar a região e colocar um novo curativo.

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

Os sintomas da inflamação ou mesmo infecção da cesariana são:

  • Vermelhidão no local.
  • Cicatriz quente e endurecida.
  • Dor ou ardência na região.
  • Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.
  • Alta sensibilidade ao se levantar, movimentar ou sentar.

Use pomadas cicatrizantes
Quando retirar os pontos, geralmente o médico indicará um creme ou pomada para acelerar o processo de cicatrização, mas se ele não falar nada sobre, você mesma pode solicitar.

Quanto tempo é preciso ficar de repouso depois da cesárea? Nos cinco primeiros dias, a recomendação é de repouso absoluto. Ou seja, quanto menos esforço a mulher fizer, melhor. Depois disso, ela pode ir aos poucos voltando à rotina e retomando as atividades.

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

A amamentação deitada de lado é uma boa opção se você passou por uma cesárea. Deite-se confortavelmente de lado e coloque o rosto do bebê de frente para seu peito, apoiando o corpo dele com o braço e elevando ligeiramente sua cabecinha. Use a outra mão para levar o mamilo até os lábios do bebê.

Independente do parto, a nova mamãe só poderá levantar pela primeira vez com ajuda da enfermagem devido ao risco de queda. Para as mães de parto normal, o levante poderá ser realizado com 4 a 6 horas do parto. Já as mães de cesárea deverão permanecer na cama de 8 a 12 horas após o parto, ou conforme orientação médica.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.

Depois de retirar a placenta há uma queda dos hormônios na mulher, ocorrendo a redução da libido, bem como da lubrificação vaginal. Além disso, a nova rotina, muito mais cansativa, pode fazer com que a mulher queira deixar o sexo em último plano.

Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando "escondida" ou quase imperceptível no convívio social.

INFECÇÃO PÓS-CESÁREA
"Uma infecção de ferida operatória pode causar infecção em qualquer outro órgão e até a generelizada. Também pode acontecer de a paciente ter uma apendicite sem ligação nenhuma com a cirurgia", explica.

Especialistas dizem que não há nenhuma necessidade de fazer a depilação antes do parto. Mas se a gestante quiser, pode sim se depilar como de costume. É importante ressaltar que o excesso de pelos não atrapalha em nada o nascimento do bebê, independente se for normal ou cesárea.