Como fica barriga pós Cesária?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Após o parto, pode demorar um tempo para que a barriga volte ao normal, como era antes da gravidez. Mas também pode acontecer o que os médicos chamam de diástase abdominal - quando a barriga fica estirada devido ao afastamento da musculatura abdominal.

O que fazer para a ajudar a barriga pós-parto a retomar a sua forma?

  1. Amamentar. Amamentar é meio caminho andado para a recuperação da sua barriga. ...
  2. Exercício físico. ...
  3. Exercícios de Kegel. ...
  4. Boa postura! ...
  5. Prevenir as estrias da barriga e outras zonas do corpo.

Especialistas afirmam que levam em torno de 60 dias para o corpo da mulher voltar ao normal, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do tempo da amamentação. Essas transformações envolvem não apenas questões físicas, mas também endocrinológicas (hormonais) e emocionais.

Use com moderação. Em alguns casos, não usar a cinta pode levar a formação de um seroma, que é o acúmulo de líquido no local da cesárea. O ideal é, se houver necessidade e conforme indicação do ou da obstetra, usar a cinta no puerpério por pouco tempo e somente depois da primeira evacuação após o parto.

As cintas pós-parto não são contraindicadas e as mulheres podem usar normalmente, logo após o parto. Há carência de estudos que comprovem seus benefícios, todavia, elas aumentam a segurança até que o abdomên retome sua rigidez característica, diminuindo a sensação que a mulher fica de “órgãos soltos na barriga”.

Nesse caso, o excesso de líquido no espaço entre as células é uma situação comum e esperada, o que se traduz em um inchaço localizado especialmente nas regiões das pernas e pés, mas também pode acontecer, porém com menor intensidade, nos braços, mãos e na região da cicatriz da cesária ou da episiotomia.

1A barriga costuma ficar flácida no pós-parto por conta do efeito sanfona, que aumenta e diminui o tamanho da barriga em um período curto de tempo. 2Uma boa alimentação para se livrar da barriga flácida também acaba refletindo em bons nutrientes para o seu bebê através da amamentação.

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

As repercussões da cesárea a longo prazo incluíram aderências pélvicas, obstrução de intestino delgado, dismenorreia, dor crônica, disfunção sexual, subfertilidade, incontinência fecal e urinária e prolapso de órgãos pélvicos.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

Saiba como eliminar a flacidez depois da gravidez

  1. Pratique exercícios físicos. ...
  2. Procure um nutricionista para iniciar uma dieta. ...
  3. Faça sessões de drenagem linfática. ...
  4. Utilize uma cinta após o parto. ...
  5. Mantenha o hábito de usar creme hidratante. ...
  6. Beba mais água. ...
  7. Complemente sua dieta com colágeno. ...
  8. Recorra à cirurgia plástica.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

Contudo, os médicos se preocupam também o período de uso da cinta. No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto.

Peças sem costura, como as da coleção Nude, são ótimas para garantir ainda mais bem-estar, principalmente como uma opção de calcinha pós-parto cesárea, já que não terá o risco de o elástico ficar sob a cicatriz.

O local do corte onde ficará a cicatriz de cesárea, deve ter cuidados e higiene especial. Não é recomendado o uso de nenhum produto de higiene especifico além de agua e sabão neutro. Cremes, hidratantes devem ser evitados na área já que o local deve ficar sempre seco e limpo.

- Drenagem linfática: uma massagem suave pode ser feita assim que a mulher sai da maternidade. Ela estimula o sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas e redução do inchaço. “Mas evite movimentos sobre o útero nos primeiros dias” - diz Apolonia.

Sendo assim, algumas das suas roupas de gestante serão úteis nessa fase. As calças legging ou jeans com cós em elástico costumam funcionar bem, bem como batas e vestidos soltinhos. O ideal é que as roupas sejam confortáveis, sem elásticos ou botões que marquem a pele.

A impressão de manter a barriga de gestante mesmo após o parto se dá por uma movimentação e rearranjo de órgãos, explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein. Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.