Qual a origem da performance na arte?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

No universo das artes, esse tipo de fazer artístico surge a partir da segunda metade do século XX, em decorrência de desdobramentos da pop art e da arte conceitual nos anos 60 e 70. Isso porque a arte contemporânea desponta como uma nova maneira de produzir e apreciar a arte.

A performance é uma modalidade artística híbrida, isto é, que pode mesclar diversas linguagens como teatro, música e artes visuais. Performance seria quando o artista apresenta uma cena em que normalmente utiliza seu corpo como suporte enquanto os expectadores observam.

Resposta: A performance é uma modalidade artística que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música, ela surgiu entre as décadas de 1960 e 1970. Joseph Beyus é dos mais importantes artistas da área da performance.

“Performance é uma construção física e mental que o artista executa num determinado tempo e espaço, na frente de uma audiência. É um diálogo de energia, em que plateia e artista constroem juntos a obra”.

Geralmente, serve para análises de apresentações como malabarismo, mímica, mágica, teatro, canto e dança, em referência aos performers. Nos EUA, durante o século XX, há o surgimento de um gênero de arte chamado Performance Art, resultante da síntese do teatro, cinema, dança, poesia, música e artes plásticas.

A arte performática tem o artista como próprio instrumento, que por meio de seu corpo, de sua voz e de seus movimentos, compõem os espetáculos cênicos. A formação em artes cênicas possibilita aos artistas o conhecimento de um conjunto de técnicas utilizadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos.

Dez artistas performáticos marcantes da MPB

  • Aguilar e a Banda Performática. ...
  • Almério. ...
  • Edy Star. ...
  • João Fênix. ...
  • Johnny Hooker. ...
  • Maria Alcina. ...
  • Os Mutantes.

Por que a performance é importante? Um dos fatores mais importantes na performance dos colaboradores é atingir as metas coletivas e auxiliar no desenvolvimento da empresa.

Décadas após as experimentações realizadas com o corpo pelos artistas das vanguardas históricas, a arte da performance – surgida entre as décadas de 1960 e 1970 – tem sido notada como uma das linguagens mais expressivas no cenário artístico do final do século XX e início do século XXI.

Antes de planejar como fazer a avaliação de performance é necessário desenvolver um planejamento de metas, para alinhar todos os objetivos da empresa com o colaborador. Quando a equipe sabe exatamente o que será cobrado, os resultados gerados tendem a ser mais assertivos e eleva a produtividade da organização.

Nas artes, “realizar performance” é colocar esta excelência em um show, numa peça, numa dança, num concerto. Na vida cotidiana, “realizar performance” é exibir-se, chegar a extremos, traçar uma ação para aqueles que assistem. No século XXI, as pessoas vivem pelos meios da performance como nunca viveram antes.

Resposta: Na década de 1960, a performance art ou performance artística surge como uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que - assim como o happening — pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo, com ou sem público.

Resposta: Performance é um substantivo feminino que significa, realização, fazer algo, desempenhar bem alguma coisa. No contexto das artes, o termo performance designa as apresentações de dança, canto, teatro, mágica, mímica, malabarismo, referindo-se ao seu executante como performer.

A performance envolve, por parte de quem a faz, assumir a responsabilidade perante um público pela maneira com que a comunicação se dá, para além do seu conteúdo referencial. Do ponto de vista do público, o ato do expressar-se por parte de quem está fazendo a performance é...

A performance, como falamos, está ligada ao seu desempenho e sucesso em uma função ou tarefa. Além disso, também pode se referir a produtividade, competição e superação. Já a alta performance é quando você atinge todo o seu potencial.

Por isso costuma-se dizer que a performance é uma nova maneira de poder expressar a arte e a cultura, além de ser apreciada pelo outro lado.

A performance na arte é um tipo de segmento artístico que mistura elementos diferentes de arte. Ou seja, pode acontecer por meio de diversos diálogos, combinando dança, teatro, artes visuais e música. Nesse contexto, as abordagens podem ser diversificadas.

1. 2. artista cuja atuação combina várias artes, como o teatro, a música, a dança, etc.

A performance arte se desenvolveu no Brasil de maneira positiva. Com inspirações nas ações estrangeiras, artistas influenciados pelo movimento da arte contemporânea passaram a produzir ações e obras que dialogavam com o contexto brasileiro. Podemos destacar nomes como Lygia Clark, Hélio Oiticica e Eleonora Fabião.

O conceito de arte performática surgiu na segunda metade do século XX como uma linguagem da arte contemporânea, que também despontava no período. Entretanto, ações similares à performance já eram realizadas por alguns artistas no contexto das vanguardas europeias.