O que é arte conceitual quais são as suas características?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A Arte Conceitual é um movimento que compreende que a ideia por traz de uma obra é mais importante que sua aparência ou as ferramentas que a compõem. O conceitualismo defende que uma obra de arte deve, antes de tudo, causar reflexões, provocações e questionamentos no espectador.

Nesse gênero de arte, a ideia prevalece sobre a forma e, a execução e a beleza, são tidas como elementos secundários. Existem diferentes manifestações de arte conceitual. A arte conceitual pode ser, por exemplo, uma performance (mais ligada ao teatro), onde o próprio corpo do artista pode ser o lido como o suporte.

Apesar das diferenças pode-se dizer que a arte conceitual é uma tentativa de revisão da noção de obra de arte arraigada na cultura ocidental. A arte deixa de ser primordialmente visual, feita para ser olhada, e passa a ser considerada como idéia e pensamento.

Baseado na ideia de que o conceito por trás do trabalho é mais importante do que a própria estética do objeto, esse movimento prioriza a ideia em detrimento do visual. Respaldado na concepção de que a essência da arte é a sua própria definição, a arte conceitual considera a linguagem o seu principal material artístico.

A arte conceitual é uma maneira de comunicar ideias para uso em mídia, como filmes, animações, histórias em quadrinhos e muito mais, antes de começar o produto final.

1ª Arte – Música (som) 2ª Arte – Artes cênicas (movimento) 3ª Arte – Pintura (cor) 4ª Arte – Escultura (volume)

Arte na Pré-História
Nesse sentido, as pinturas rupestres, encontradas em sítios arqueológicos em todos os continentes do planeta, constituem as primeiras formas de expressão artística do homem pré-histórico.

Saiba como pintar artes conceituais digitalmente no Fresco usando composição, máscara e pintura sobre imagens.
...
Verifique se você possui:

  1. Imagens de exemplo que correspondem ao seu tema.
  2. O Adobe Photoshop para aplicar efeitos à ilustração.
  3. O Adobe Illustrator para adicionar textos explicativos.

Para a arte conceitual, vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra.

Ele baseia-se na noção de que a essência da arte é uma ideia ou conceito, e que podem existir distintas formas de representá-la, até mesmo na ausência de um objeto. Questiona-se a noção de arte em si; tanto que alguns artistas acreditam que a arte é criada pelo espectador, e não pelo artista ou pela própria obra.

A fotografia conceitual utiliza as imagens para transmitir ideias abstratas ao espectador. O surgimento da arte conceitual no final dos anos 60 deu à fotografia um novo sentido que transcendia sua capacidade de imortalizar identidades, lugares e momentos.

Cultuada por muitos e incompreendida por alguns, a arte conceitual no Brasil é um movimento carregado de críticas à sociedade. Surgido na década de 1960, nos Estados Unidos e na Europa, essa expressão artística valoriza mais a ideia do que a obra.

Na década de 60, através das ideias veiculadas pelo grupo Fluxus, a Arte Conceitual torna-se um fenômeno mundial. No Brasil, artistas como Arthur Barrio, Baravelli, Carlos Fajardo, Cildo Meirelles, José Rezende, Mira Schendel, Tunga e Waltércio Caldas começam a desenvolver um trabalho nessa forma de expressão.

Um artista muito representativo na arte conceitual no Brasil é Cildo Meireles.

Os primeiros artefactos tangíveis que podem ser considerados arte aparecem na Idade da Pedra (Paleolítico superior, Mesolítico e neolítico). Durante o Paleolítico (25 000–8 000 a.C.) o Homem era ainda caçador-coletor, habitando cavernas que viriam a ser os primeiros suportes de arte rupestre.

a arte rupestre
Há centenas de milhares de anos no continente Africano, os nossos ancestrais mais remotos começaram a registar nas rochas e pedras, por meio de pinturas (pictogramas) e gravuras (petróglifos), a sua história, o seu dia-a-dia, o mundo que os rodeava e a sua espiritualidade.

A arte está presente em nossa vida desde os tempos mais remotos da humanidade. Os primeiros registros artísticos conhecidos são as obras de arte pré-histórica, que incluem a arte rupestre, pequenas esculturas e construções megalíticas.

Com a colonização portuguesa, o Brasil recebeu a influência da arte barroca da Europa, que tinha muitos elementos da fé da Igreja Católica. O grande avanço artístico do país aconteceu quando a Missão Artística Francesa chegou ao Brasil, no século XIX.

É claro que nesse tempo todo, a arte sofreu diversas mudanças.

  • Pré-história. Os primeiros artefatos que podem ser considerados como arte apareceram na Idade da Pedra (25 000 – 8000 a.C.). ...
  • Idade Antiga. ...
  • Idade Média (300-1350) ...
  • Idade Moderna (1350-1850) ...
  • Idade Contemporânea (1850–atualidade)