Como fazer batizado caseiro católico?

Perguntado por: osales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O batismo em casa requer que você prepare o ambiente para isso, por isso você pode montar um pequeno altar, onde o celebrante irá conduzir toda a cerimônia. Além disso, você não precisa fazer o batizado dentro de casa. É possível explorar outros ambientes da sua residência, como o jardim, o terraço, etc.

Padrinho: O padrinho, que fica ao lado da madrinha na cerimônia, profere as seguintes palavras enquanto oferece a vela acesa para a criança de maneira simbólica: “Receba a luz de Cristo. Esta vela é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo”.

Mesa de batizado

  1. Bolo especial. Algo que chama muita atenção em qualquer mesa de festa, é o bolo. ...
  2. Origami. Usar passarinhos na decoração vai deixar sua mesa de batizado bem fofa. ...
  3. Arranjos de flores. ...
  4. Porta guardanapo de cruz. ...
  5. Ovelhas para complementar. ...
  6. Escultura de anjinho. ...
  7. Anjinhos espalhados. ...
  8. Nuvens de algodão.

3. Seja batizado e católico. O papel do padrinho e madrinha da criança é manter o caminho da fé e os ensinamentos religiosos e cristãos vivos na sua alma. Portanto, é imprescindível que ambos sejam batizados, católicos e, podemos acrescentar aqui, que praticam de fato a sua religião.

nove anos

Na Igreja Católica, a tradição é que a criança seja batizada no máximo até os nove anos, antes que comece a frequentar a catequese. Em outras confissões cristãs, como na maioria das igrejas protestantes e evangélicas, o batismo ocorre de modo diferente, já que apenas adolescentes e adultos podem ser batizados.

Quantos padrinhos de batismo podem ter na igreja católica? De acordo com o Código de Direito Canônico, através do Cânon 872, pode existir apenas um padrinho e uma madrinha de batismo. Além disso, é possível escolher só a madrinha e deixar o padrinho de fora, ou vice-versa, mas isso é incomum.

Apesar de não haver uma restrição referente a isso, observando a maioria dos batizados e sabendo que aquele momento é o momento que você está entregando a vida do seu filho para Deus, o mais aconselhável é o uso de cores neutras e até mesmo em tons bem claros.

Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Também uma pessoa que não é casada na Igreja pode ser padrinho ou madrinha de Batismo.

A madrinha segura a criança, e o padrinho, com vela branca na mão (às vezes a madrinha segura a mão do nenê em torno da vela), "fazendo o papel de padre", pergunta para o nenê se quer ser batizado. Se a criança é grande, responde ela mesma, mas em geral é a madrinha que responde.

Evite cores fortes e chamativas, como preto e roxo. Aposte em tons pastéis em combinação com peças de roupas brancas. Abuse da delicadeza, com tecidos bordados, poás, rendas e babados. Você pode usar roupa de alcinha, principalmente no verão ou pela manhã, mas evite os decotes.

– Óleo e água –A madrinha conduz a criança até a pia batismal e o padre derrama, com uma jarra, a água sagrada em sua cabeça, dizendo as preces do batismo: 'Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo'. Tal gesto representa vida nova e confirma que a criança está batizada.

Se a celebração do batizado terminar perto da hora do almoço, o ideal é que seja servida uma refeição na casa dos pais ou de um parente cuja casa acomode melhor as pessoas. Às vezes são os padrinhos ou os avós que oferecem o almoço.

O traje ideal nesse momento é o chamado Esporte, que já falamos aqui. Esqueça decotões, roupas muito curtas ou super coladas, por mais jovem que sejam os pais, padrinhos e convidados. Provavelmente não será uma cerimônia exclusiva e esses trajes não são adequados à templos, igrejas ou locais do tipo.

No momento de organizar um batizado, por ser uma celebração religiosa e ligada a crianças, é importante que a decoração escolhida para a ocasião seja leve e em tons mais claros. Branco, tons pasteis de azul, rosa e verde, e dourado para os detalhes são as melhores opções. A festa de batizado costuma ser diurna.

Como montar uma mesa de batizado perfeita

  1. Defina o estilo de decoração e a paleta de cores. ...
  2. Escolha o bolo de batizado. ...
  3. Pense em elementos decorativos para compor a mesa de batizado. ...
  4. Utilize flores e plantas. ...
  5. Monte um painel para a mesa. ...
  6. Utilize lembrancinhas e docinhos na decoração. ...
  7. Coloque fotos do bebê na decoração.

2 - Para ser padrinho ou madrinha de batismo deve-se escolher um casal casado na igreja católica ou uma pessoa solteira.

Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha. Mas não são aceitas duas madrinhas ou dois padrinhos.

A diferença é pouca. Dentre os padrinhos de batismo, eles possuem precedência de estar mais à frente da formação da criança e assumem com mais intensidade, junto com os pais, a preparação, a educação das crianças na fé.

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.