Como fazer conta de cubos?

Perguntado por: mduarte . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.

Então, para encontrar o comprimento da aresta, que é um lado, precisamos tirar a raiz de ambos os lados dessa equação. No lado esquerdo, a raiz cúbica cancela o cubo. E então a raiz cúbica de 64 é quatro e a raiz cúbica de centímetros cúbicos seria centímetros.

Como o cubo é formado por 6 quadrados regulares e congruentes, então pegamos a área equivalente a um desses quadrados e multiplicamos por 6. A fórmula da área de um quadrado é igual à medida de uma de suas arestas ao quadrado, ou seja, A = a².

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40. Para entender como calcular o metro quadrado de forma bem precisa, listamos as etapas a serem seguidas.

A área de um sólido geométrico pode ser obtida pela soma das áreas de cada uma das figuras geométricas que o compõem. Um tetraedro, por exemplo, é uma pirâmide de base triangular. Essa pirâmide é formada por quatro triângulos: uma base e três faces laterais.

Os volumes do cubo, paralelepípedo, prisma e cilindro são dados pelo produto entre a área da base e a altura. Os volumes da pirâmide e do cone correspondem a um terço do produto entre a área da base e a altura.

Para calcular sua área, multiplicamos a medida da base com a medida altura. Como as medidas são as mesmas, multiplicá-las é o mesmo que elevar o lado ao quadrado. A área do retângulo é dada pela multiplicação da base pela altura.

Medida correspondente ao espaço interno
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado.

Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.

A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema ou executar uma tarefa. Um algoritmo mostra passo a passo os procedimentos necessários para resolução de um problema, ou seja, diz como fazer.

CH: girar a face de cima no sentido horário; FH: girar a face da frente no sentido horário;ário; FH: girar a face da frente no sentido horário; FAH: girar a face da frente no sentido anti-horário.

O cubo é um poliedro de 6 lados que possui todas as faces quadradas. O cubo, conhecido também como hexaedro, é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas formadas por quadrados. Além das 6 faces, o cubo possui 12 arestas e 8 vértices.

É a soma da área total e lateral das seis faces que o constituem. A área do cubo é a medida relacionada à soma das áreas dos polígonos que o formam. Ao somar todas as medidas das áreas individualmente é possível identificar a fórmula eficiente para calcular a sua área.

Vamos pegar como exemplo um cubo: seu perímetro é a soma do comprimento de todas as arestas. Então, o perímetro do cubo é 12x a medida da aresta.

Para um cubo todas essas dimensões têm o mesmo valor, logo teremos 5 x 5 x 5 = 125 cm³.

Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h). Já no perímetro soma-se os segmentos de reta que compõem o contorno (lados). Vale destacar que as unidades de medida aplicadas nas operações de área e perímetro são distintas.

O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela. Assim, ainda que exista fórmula para algumas figuras planas, basta lembrar que a soma dos seus lados resulta no seu perímetro.

Ambos são utilizados para medir uma figura em duas dimensões, porém focam em aspectos diferentes. Por exemplo: Área: se refere à medida total que uma figura ocupa no plano; Perímetro: é a soma dos tamanhos dos segmentos de reta, ou seja, dos lados da figura.

As medidas de volume são responsáveis por determinar qual a capacidade de volume de um determinado corpo sólido. Ela mede o quanto de volume esse corpo pode armazenar. O Sistema Internacional de Medidas (SI) define que as medidas de volume são definidas por metro cúbico, apresentada assim: m³.

3,1416

O matemático grego Cláudio Ptolemeu, por volta do século III d.C., calculou o pi a partir de um polígono de 720 lados inscrito em uma circunferência de 60 unidades de raio. O valor encontrado por ele foi de aproximadamente 3,1416.