Como fazer detergente enzimático caseiro?

Perguntado por: roliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Como fazer detergente enzimático em casa: 6 passos

  1. Lave e corte cascas frescas de frutas cítricas. ...
  2. Misture todos os ingredientes na garrafa limpa (com capacidade para 2 litros). ...
  3. Abra a garrafa com a mistura várias vezes ao longo dos dias seguintes, a fim de evitar que o recipiente expluda.

Um detergente de pH neutro; Um detergente alcalino.

Os Detergentes Enzimáticos são compostos basicamente de enzimas, surfactantes, solubilizantes e alcoóis.

Ativadores enzimáticos são moléculas que unem enzimas e aumentam sua atividade. Podem também ser definidos como substâncias, mas que não sejam o catalisador de uma reação enzimática ou uma das substâncias do substrato que aumente a taxa de reação enzimática.

O Detergente Enzimático se diferencia dos detergentes comuns por ser tensoativo, ter pH neutro e conter enzimas hidrolíticas. Além disso, este detergente não é corrosivo, é atóxico, não produz espuma e é biodegradável. Outra vantagem é não manchar os instrumentais.

O detergente enzimático é um produto capaz de destruir a membrana de vírus e bactérias — além de combater os germes. Isso significa que esse produto consegue remover grande parte dos micro-organismos que estejam em superfícies de equipamentos usados no atendimento.

Basta ferver seu alicate de unha por cerca de 20 minutos em uma panela. Você pode também pingar gotas de detergente na água, para garantir a higienização mais profunda. Por fim, é indicado finalizar a higienização com um pouco de álcool 70.

Validade: 24 meses. PRIMEIROS SOCORROS: Em caso de contato com os olhos ou a pele, lave imediatamente com água em abundância. Em caso de ingestão, não provoque vômito e consulte imediatamente o Centro de Intoxicações ou o médico levando o rótulo do produto.

Opções para substituir o detergente

  1. Detergente caseiro de bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é um dos grandes aliados na limpeza doméstica. ...
  2. Detergente caseiro de limão. ...
  3. Detergente de coco. ...
  4. Detergente natural. ...
  5. Detergente transparente. ...
  6. Detergente com desinfetante.

O sabão em pedra é um detergente em barra desengordurante. O sabão azul é indicado para limpar alumínios, pois conta com propriedades branqueadoras.

O Limpa Xixi Enzimático é indicado para uso de limpeza diária das necessidades do seu Pet. Além de um alto poder de limpeza ele remove manchas e elimina odores causados pelo seu Pet, as enzimas desmarcam o local.

Nota-se, porém, que para serem utilizados no processa- mento de PPS, são comercializados detergentes enzimáticos neutros, que possuem o pH igual a 7, e detergentes alcalinos, cujo valor do pH varia entre 7 e 1414.

A diluição do produto costuma ser de 3 ml a 5 ml de detergente enzimático para cada 1 litro de água, despejados em uma cuba ou bacia. No entanto, cada empresa possui instruções próprias acerca do uso do detergente enzimático — as quais devem ser seguidas à risca.

A preparação do detergente enzimático é realizada na Sala de Recepção e Limpeza da CME. Este procedimento descreve a diluição do detergente enzimático (concentrado) adquirido comumente pela universidade, com características e proporções de diluição próprias (2 ml por litro de água).

A atividade de uma enzima é influenciada por fatores, sendo os principais a temperatura e o pH. Geralmente a temperatura exerce um papel positivo nas reações químicas, aumentando a taxa de uma reação enzimática.

As principais enzimas presentes em detergentes enzimáticos para fim odontológico são as proteinases, amilases e lípases. E outras importantes características do detergente enzimático é que ele possui pH neutro e com isso não é corrosivo diante dos instrumentais e nem tóxico para quem o utiliza.

As enzimas podem ser reguladas por outras moléculas que aumentam ou reduzem sua atividade. As moléculas que aumentam a atividade das enzimas são chamadas de ativadoras, as moléculas que diminuem a atividade de uma enzima são chamadas de inibidoras.

Um detergente ácido tem um ph inferior a 7 (numa escala de 0 a 14). Um detergente alcalino tem um ph superior a 7. E um detergente neutro tem um ph de 7 ou muito próximo a 7. É esta característica que faz com que o detergente neutro seja a melhor escolha para pessoas com peles sensíveis ou alergias.

1. [ Bioquímica ] Relativo a enzima. 2. [ Bioquímica ] Que é provocado por enzima.