Pode misturar álcool e detergente?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

o detergente neutro misturado com o álcool têm um alto potencial de higienização. Podem ser utilizados para limpar superfícies que você quer dar aquele brilho extra, como o piso ou uma bancada. É importante lembrar que o álcool é um produto inflamável, então jamais utilize-o perto do fogo.

A fórmula é: Adicione uma porção de vinagre para duas de água; Pegue a mistura e coloque um pouco de detergente, cerca de algumas gotas – pode ir por olho mesmo, apenas tomando cuidado para não acrescentar muito; Misture novamente e depois coloque em um borrifador ou em um recipiente prático para limpar.

Muita atenção, pois estes dois componentes juntos podem chegar a causar explosões. Nunca faça isso.

O álcool é um desinfetante de superfícies. É indicado para a limpeza de vidros, espelhos e metais. Sua característica desinfetante é garantida apenas quando o produto tiver concentração entre 68% e 72%. A 98% tem propriedades desengordurantes.

Resposta verificada por especialistas. Podemos afirmar que a água o óleo e o detergente não se misturam pelo simples fato de que são incompatíveis. Como sabemos, a água é uma substância polar, ao passo que o óleo é uma substância apolar.

Contudo, o certo é usar cada produto separadamente, e não misturá-los. Isso porque misturar produtos de limpeza pode gerar reações químicas prejudiciais à saúde. Intoxicação respiratória, irritação nos olhos, queimaduras e até mesmo explosões são alguns exemplos.

Qual o perigo de misturar produtos de limpeza? Misturar produtos de limpeza convencionais pode gerar um novo composto químico muito perigoso. Em alguns casos mais graves, é possível que as misturas de produtos de limpeza causem queimaduras e intoxicação respiratória, por exemplo.

Faça uma pastinha com partes iguais de bicarbonato e água. Depois, espalhe a solução na área afetada com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Esfregue fazendo movimentos circulares para limpar azulejo encardido e, depois, enxágue com água. Deixe secar naturalmente e pronto, sem mais banheiro encardido!

Vinagre branco e detergente

  1. Misture uma porção de vinagre branco em duas de água;
  2. Acrescente poucas gotas de detergente;
  3. Coloque o resultado em um borrifador;
  4. Aplique a mistura sobre os azulejos e a cuba também;
  5. Esfregue com uma esponja;
  6. Seque bem com um pano de prato macio.

Além da utilidade de remover as manchas em geral, o vinagre de álcool pode ser aplicado de forma especial para eliminar as temidas marcas de suor nas roupas. A dica é a seguinte: antes da lavagem, aplique sobre a área manchada uma solução de 250 ml de água morna e 1 colher de sopa de vinagre de álcool.

Tirar manchas do carpete
Ou não sabe como remover aquela mancha de gordura do carpete? Faça uma mistura de bicarbonato de sódio com álcool e, com uma escova, esfregue a solução na área afetada. Enxague com água.

Para o detergente ficar mais eficiente, coloque algumas gotas de vinagre na garrafinha. Misture bem. Além de tudo é uma baita economia, porque pode comprar um detergente mais barato e assim potencializar seus efeitos.

A dica para usar o ingrediente é bem simples: adicionar a mistura de água e sal (popular salmoura) ao detergente ou sabão líquido. Para uma quantidade de 1L de água, o recomendado é usar 4 colheres (sopa) de sal. A água não precisa estar quente.

Como usar vinagre de álcool na limpeza de superfícies
O vinagre de álcool para limpeza age como um produto natural e atóxico, sendo ótimo para trabalhos pequenos e específicos. Ele pode ser utilizado especialmente quando os ingredientes dos produtos comerciais são muito fortes para a tarefa ou material em questão.