Como fazer quando o marido morre?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Quando ocorre o falecimento de uma pessoa, é necessário dar início ao processo de inventário em até 60 dias. Este procedimento nada mais é que uma apuração de todos os bens, direitos e dívidas do falecido. Sua função é avaliar, listar e dividir os bens entre os sucessores.

A polícia investigará o caso e o falecido será encaminhado para o IML, que emitirá o atestado de óbito. Mas somente após um exame completo de necrópsia, é que ocorrerá a liberação do corpo para os familiares.

Mais direitos da pessoa viúva

  1. Pensão por morte. É garantido pela previdência social brasileira, mas, sua duração varia de acordo com a idade do cônjuge sobrevivente. ...
  2. Seguro DPVAT. Quando há falecimento de um dos cônjuges em acidentes de trânsito, o que sobreviveu recebe o DPVAT. ...
  3. Saque de benefícios sociais.

Durante seis meses ou um ano, o viúvo vai viver o processo de luto mais intensamente. “Enterrar a pessoa que faleceu, aceitar e reconhecer a realidade da perda é um passo muito importante para que o luto não seja complicado”, explica o especialista.

  1. Permita-se sofrer. Tudo bem não estar tudo bem! ...
  2. A dor é sua. Ninguém mais teve o mesmo relacionamento que você teve com seu cônjuge. ...
  3. Liberte-se. Você não é uma mãe perfeita – nenhuma de nós é. ...
  4. Evite decisões. ...
  5. Rodeie seus filhos. ...
  6. Ambiente seguro. ...
  7. Desacelere. ...
  8. Um dia de cada vez!

Patrimônio individual e patrimônio comum
Quando acontece a morte do cônjuge e há patrimônio individual quanto comum, o primeiro deve ser dividido igualmente entre a viúva e os filhos e o segundo será partilhado de forma que a viúva receba metade, neste caso, o restante pertencerá aos filhos.

A importância das roupas e pertences do falecido no processo de luto. Objetos são importantes para os que ficam pois representam a materialidade que não temos mais: abraçar uma peça de roupa ou um urso de pelúcia representa, de certa forma, o abraço que gostaríamos de trocar com nosso ente querido que partiu.

Uma das principais dúvidas em relação ao direito sucessório é se a esposa tem direito à herança deixada pelo falecido. A regra estabelecida pelo Código Civil de 2002, no artigo 1829, I, determina que o cônjuge viúvo somente será herdeiro quanto aos bens em que não tiver direito de meação.

O valor de um processo de inventário é aproximadamente 11% do valor da herança. Mas o valor do inventário pode chegar a 20% em função dos custos de honorários, imposto ITCMD, Despesas com Cartórios ou Custas Processuais. Neste post explicaremos como saber quanto vai custar cada um deles atualizados para o ano de 2022.

Qual o valor da pensão por morte? A reforma da Previdência estabeleceu mudanças no cálculo do valor da pensão: Para quem já era aposentado: a pensão será de 50% do valor da aposentadoria mais 10% para cada dependente, limitada a 100%. Uma viúva ou um viúvo sem outros dependentes, por exemplo, receberá 60%.

Se o finado não deixou patrimônio ativo (bens e direitos) nem passivo (débitos e obrigações), não é necessário fazer inventário.

O benefício de menor valor sofrerá desconto. Percentual: Em caso de morte do trabalhador, a viúva ou dependente receberá 70% do benefício que o marido recebia. Haverá um acréscimo de 10 pontos percentuais por cada filho menor de 21 anos, até 100% do salário que o contribuinte recebia.

Pelos cálculos, segundo a Reforma da Previdência, a família vai ter direito a 50% + 30% (3 dependentes) = 80% da aposentadoria do falecido. Já nas regras que, segundo a PEC, a família ia receber 50% + 40% (10% da mãe + 10% do filho de 20 anos + 20% do filho de 10 anos) = 90% da aposentadoria do falecido.

Acrescenta-se, ainda, 10% por dependente (cônjuge, companheiro (a), filhos etc.) até que chegue a 100%. Assim, uma viúva sem filhos menores, por exemplo, vai receber 60% do valor que era pago ao seu esposo.

Dicas para superar o luto pela perda do companheiro
Outra dica fundamental para superar o luto pela perda do companheiro é não se afastar do convívio social. A presença de amigos e familiares auxilia na recuperação. Não hesite em conversar sobre a pessoa que partiu e compartilhar lembranças. Isso só faz bem!

A passagem acontece no Templo no pátio das mulheres. A oferta agradou a Jesus (mesmo sendo 2 moedas de valor insignificante na época gr. lepta) pois ela deu tudo que tinha confiante na benção de Deus.

Deus aparece como o pai e defensor tanto das viúvas como dos órfãos (Jr 49,10). A tradição da defesa e solidariedade com as viúvas continua no Novo Testamento. Os sinóticos retomam a lei que as defende e Jesus denuncia os fariseus que delas se aprovei- tam (Mc 12.40).

“Isso leva ao sofrimento, ao luto e a emoções ligadas ao distanciamento e à sensação de separação. “Além disso, ficar viúvo (a) representa, de certa forma, perder parte de si mesmo, daí os sentimentos de solidão e vazio, que são comuns em quem passa por isso.

Faça uma aula: Antes de cogitar ficar sozinho em casa sem ter ninguém para conversar, é melhor que você procure dar um sentido para esse momento. Se suas amizades anteriores diminuíram e você está há alguns meses digerindo a solidão total, problemas psicológicos podem surgir.

Para solicitar a gratuidade do procedimento de inventário, as partes precisam ser consideradas hipossuficientes na acepção jurídica do termo, ou seja, alguém que seja carente de recursos financeiros.