Como fazer um balancete no Excel?

Perguntado por: lmodesto . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
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Para fazer download de um modelo de balancete do Excel:

  1. Na guia Workflow, em Carregamento de Dados, selecione Workbench de Carregamento de Dados.
  2. Na lista suspensa Fazer Download do Modelo, selecione Balancete.
  3. Na tela Abrir, abra ou salve o modelo e clique em OK.

Contas devedoras: Somar saldo inicial + Total Devedor - Total Credor =Saldo Final. Contas Credoras: Somar saldo inicial + Total Credor - Total Devedor =Saldo Final.

5 passos para fazer o balancete de verificação da sua empresa

  1. Determine o período que deseja analisar.
  2. Defina o que será verificado.
  3. Faça o lançamento de todas as movimentações financeiras.
  4. Apure o resultado de cada conta.
  5. Estruture o Balancete de Verificação.

O DRE é formado pelas contas de resultado, como vendas e despesas, e o Balanço prioriza as contas patrimoniais, como contas futuras e bens. Por fim, pelas diferenças, podem gerar resultados distintos. No mesmo ano pode haver lucro positivo no DRE e também lucro acumulado negativo no Balanço.

Um balancete é uma espécie de “amostra” dos resultados de uma empresa a curto prazo, enquanto o balanço é um documento oficial da empresa, que tem por objetivo registrar a sua movimentação financeira em um período – geralmente de um ano.

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Dito isso, descubra o passo a passo de como fazer o balanço anual da empresa:

  1. Defina o período para a realização do balanço anual;
  2. Apure o seu ativo;
  3. Apure o seu passivo;
  4. Apure o patrimônio líquido do negócio;
  5. Faça a soma de todos os elementos do balanço anual.

Conforme orienta a NBC T 2.7, os elementos mínimos que devem constar no balancete são:

  • Identificação da empresa;
  • Data a que se refere;
  • Abrangência;
  • Identificação das contas e respectivos grupos;
  • Saldos das contas, indicando se devedores ou credores;
  • Soma dos saldos devedores e credores.

A estrutura básica do balancete consiste em duas colunas.
Assim, o total de ativos – composto de bens e direitos – deve ser igual ao total de passivos – obrigações com terceiros e o patrimônio líquido. Alguns tipos de balancetes são elaborados com mais de duas colunas, podendo ser de quatro, seis ou oito.

Em linhas gerais, existem dois tipos de balancete: o balancete analítico e o sintético. A principal diferença entre eles está na forma com que as contas são apresentadas. Cada um pode atender a um propósito diferente.

O balancete é um demonstrativo muito utilizado no meio contábil, especialmente para verificar por meio de débitos e créditos a saúde financeira da empresa. Com ele, é possível ter um controle interno para analisar, dentro de um período específico, ativos e passivos de resultados.

BALANCETE DE VERIFICACAO MENSAL. O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa.

Para fazer um balancete é fácil, basta relacionar as contas e seus respectivos saldos e um razonete é a nomenclatura da conta contábil que tem a forma de T onde do lado esquerdo se coloca os debito e no lado direito os créditos sobre o traço do T se coloca o nome da conta.

O balancete não precisa contemplar desde o primeiro até o último dia do mês, por exemplo. Esse levantamento pode ser feito em períodos diferentes, de acordo com as necessidades da organização. Ele pode ser elaborado de forma mensal, quinzenal e até mesmo diária.

Em frente ao saldo está uma letra D, que indica débito.

O balancete de verificação é um demonstrativo que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Ou seja, é um relatório financeiro no qual são apresentados todos os valores de patrimônio e de resultado, movimentações (débito e crédito) e o saldo final.

O que uma DRE deve conter
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

Finalidades do balancete mensal
Para avaliação assertiva das informações, o balancete mensal deve ser produzido pelo departamento contábil, porém, em conjunto com o departamento financeiro. Cabe ao setor financeiro disponibilizar as informações necessárias, solicitadas pelo setor contábil.

O balancete é formado por contas Patrimoniais e de Resultado. As contas Patrimoniais compreendem as contas de Ativo (Bens e Direitos), as de Passivo (Obrigações) e as de Patrimônio Líquido (Capital Social e Resultados obtidos).

Em um balancete é possível visualizar um demonstrativo de todas as contas seus respectivos saldos. Assim, os administradores do negócio passam a ter uma visão mais ampla de suas finanças também podem avaliar quais os gastos do período e se houve algum erro de gerenciamento no mesmo.