Qual é a diferença entre balanço e balancete?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Um balancete é uma espécie de “amostra” dos resultados de uma empresa a curto prazo, enquanto o balanço é um documento oficial da empresa, que tem por objetivo registrar a sua movimentação financeira em um período – geralmente de um ano.

O balancete, também conhecido como balancete contábil ou balancete de verificação, é um demonstrativo financeiro usado por contadores e empreendedores para verificar, por meio de créditos, débitos e saldos, a saúde financeira da empresa.

Para que serve o Balancete? Também conhecido como Trial Balance nos EUA, ele serve para verificar se o Método de Partidas Dobradas está sendo aplicado corretamente. Isto é, ele confere se a soma de todos os Débitos é igual a soma de todos os Créditos no período em questão.

Como é feito o Balancete de Verificação
O primeiro conceito importante para elaborar o balancete, é o método das partidas dobradas, que significa dizer que para todo lançamento a débito que você realizar nas contas, sempre deve existir um ou mais lançamentos a crédito no mesmo valor.

Como fazer um balancete eficiente?

  1. Defina o período. O primeiro passo para construir um balancete é definir o período em que ele será analisado. ...
  2. Estabeleça o que vai ser verificado. ...
  3. Identifique ativos e passivos. ...
  4. Preencha a conta de resultados. ...
  5. Conte com soluções tecnológicas.

O balancete é um demonstrativo muito utilizado no meio contábil, especialmente para verificar por meio de débitos e créditos a saúde financeira da empresa. Com ele, é possível ter um controle interno para analisar, dentro de um período específico, ativos e passivos de resultados.

Balanço patrimonial, ou balanço contábil, é uma demonstração contábil cujo principal objetivo é apresentar a situação contábil e financeira de uma empresa, dentro de um período específico.

O Balanço Patrimonial deve ser feito por empresas, mesmo as de micro e pequeno porte, caso não sejam optantes pelo Simples Nacional, geralmente, ao final de cada exercício social.

O DRE é formado pelas contas de resultado, como vendas e despesas, e o Balanço prioriza as contas patrimoniais, como contas futuras e bens. Por fim, pelas diferenças, podem gerar resultados distintos. No mesmo ano pode haver lucro positivo no DRE e também lucro acumulado negativo no Balanço.

Balanço mensal = Receitas do mês - Despesas do mês
As despesas e receitas consideradas nesse balanço podem estar efetivadas ou pendentes. Observação O saldo final de um mês anterior não é levado em consideração no balanço mensal do mês atual.

Diferença entre Ativo e Passivo
De maneira simplificada, o ativo e o passivo de um balaço simbolizam as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Ou seja, eles representam o desempenho financeiro de uma instituição. Enquanto os ganhos são chamados de ativos, os gastos são chamados de passivos.

O balancete não precisa contemplar desde o primeiro até o último dia do mês, por exemplo. Esse levantamento pode ser feito em períodos diferentes, de acordo com as necessidades da organização. Ele pode ser elaborado de forma mensal, quinzenal e até mesmo diária.

Veja alguns erros comuns no preenchimento do Balancete de Verificação: Registro só do débito, sem o crédito correspondente. Debitar ou creditar as duas contas, em vez de debitar uma e creditar a outra. Registro de um débito, sendo que o crédito foi lançado por um valor duas vezes igual ao crédito.

Conforme orienta a NBC T 2.7, os elementos mínimos que devem constar no balancete são:

  • Identificação da empresa;
  • Data a que se refere;
  • Abrangência;
  • Identificação das contas e respectivos grupos;
  • Saldos das contas, indicando se devedores ou credores;
  • Soma dos saldos devedores e credores.

Os elementos mínimos que devem constar do balancete são: a) identificação da entidade; b) data a que se refere; c) período de abrangência; d) identificação das contas e respectivos grupos; e) saldos das contas, indicando se devedores ou credores; f) soma dos saldos devedores e credores.

Existem basicamente 4 tipos de balancete, podendo ser de 2 colunas, 4 colunas, 6 ou até mesmo 8 colunas. Quanto maior o número de colunas, maior o detalhamento da informação. Na prática administrativa os mais usuais são os de 2 e 4 colunas.

Salários e gastos com funcionários, encargos, tributos, parcelas de empréstimos e financiamentos, etc. Em outras palavras, dentro do balanço patrimonial, os ativos representam a entrada de benefícios (capital), enquanto os passivos são o fluxo de saída de capital relacionado a despesas contraídas pela empresa.

Para fazer download de um modelo de balancete do Excel:

  1. Na guia Workflow, em Carregamento de Dados, selecione Workbench de Carregamento de Dados.
  2. Na lista suspensa Fazer Download do Modelo, selecione Balancete.
  3. Na tela Abrir, abra ou salve o modelo e clique em OK.