Como fazer um bom currículo 2023?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Para elaborar um currículo:

  1. Elabore um cabeçalho para o currículo com seus dados pessoais;
  2. Formate seu curriculum vitae de modo que passe profissionalismo;
  3. Inclua uma seção de experiência, que pode ser a mais importante;
  4. Elabore uma seção de educação de acordo com quanta experiência possui;

Pode até ser positivo mencionar a idade ou a data de nascimento no currículo. O mesmo se aplica à situação inversa: um profissional jovem que se candidata a uma vaga cuja descrição deixa clara a procura por um profissional "dinâmico" ou "júnior". Não há por que omitir a idade, nesse caso.

O ideal é colocar até quatro experiências profissionais, selecionadas de acordo com a vaga pretendida. Dessa forma, você pode comprovar que já realizou funções semelhantes e está pronto para assumir o cargo.

A resposta é: não, não precisa colocar estado civil no currículo. Informar o estado civil, o nome dos pais, se tem filhos, documentos pessoais e endereço completo no currículo não é necessário. Essas informações podem ser consideradas privadas e não afetarão o desempenho profissional do candidato.

Sobre mim: o que escrever?

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

Os modelos de currículo se dividem em três tipos principais: cronológico, funcional e combinado. Cada tipo de currículo conta com características próprias e deve ser direcionado para áreas onde uma informação é mais importante do que outra.

  • Esquecer informações ou exagerar nos dados pessoais. ...
  • Deixar lacunas e inserir experiências irrelevantes. ...
  • Equivocar-se no grau de fluência da língua estrangeira. ...
  • Usar e-mails pessoais inadequados. ...
  • Omitir, ocultar e simular informações.

Revisão: dados pessoais no currículo
Para começar ele, diga essas dicas: Coloque o seu nome completo, telefone, email, endereço e LinkedIn; Veja se na sua profissão faz sentido colocar alguma informação adicional. Coloque essas informações no início do currículo.

Dentre elas, eis as principais:

  • Comunicação;
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Flexibilidade;
  • Liderança;
  • Proatividade;
  • Trabalho em equipe.

2º – Tempo verbal
Também vale revisar todos os tempos verbais do currículo. É essencial usar o passado, presente e futuro corretamente.

A experiência profissional é um dos campos mais importantes do seu currículo. Porém, para que essas informações sejam atrativas ao recrutador, precisamos preenchê-las de uma forma estratégica.

Algumas informações muito íntimas são totalmente descartáveis, como o estado civil, a orientação sexual, a quantidade de filhos, o número de identidade ou CPF, ou ainda o número da carteira de trabalho. Apesar de algum tempo atrás terem sido importantes, atualmente essas informações são totalmente desnecessárias.

Uma solução para isso é informar a data de entrada no emprego atual e, ao invés de inserir a data de saída, escrever “atualmente” ou “presente” ao lado.

Como melhorar o conteúdo do currículo?

  1. Fazer cursos de curta duração. ...
  2. Investir em cursos de idiomas. ...
  3. Praticar trabalho voluntário. ...
  4. Participar de eventos variados.

Resumindo — perfil profissional
Pode ser um Resumo Profissional, um Objetivo profissional ou um Resumo de Qualificações. Portanto, pode ser em texto ou em lista. Escreva apenas um parágrafo de texto, e menos de 6 linhas se lista. Foque em como ajudar o empregador, não no que você quer.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

7 passos para escrever um resumo profissional

  1. #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
  2. #2. Determine o público-alvo. ...
  3. #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
  4. #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
  5. #5. Adapte-se ao cargo. ...
  6. #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
  7. #7. Revise e edite.