Como fazer um cordel para a escola?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Para que possamos produzir um folheto de cordel corretamente temos que aprender sobre:

  1. rima: pobre, rica, rara e, especialmente, sobre rima consoante ou soante;
  2. as estrofes mais usadas (quadra, sextilha, septilha ou setilha, décima);
  3. oração (a história com início, meio e fim);

Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.

Para as crianças escreverem os seus próprios cordéis
Como na poesia, cada frase é um verso e cada conjunto de versos é uma estrofe. No cordel, cada verso tem sete sílabas poéticas, e as histórias se desenvolvem em estrofes que geralmente têm 4, 6, 8 ou 10 versos.

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras.

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

A literatura de cordel é uma pequena impressão que, no geral, conta histórias rimadas tradicionais do Nordeste do Brasil. A literatura de cordel chegou ao Brasil com os portugueses, que já tinham esse hábito do cordel por conta dos trovadores medievais.

Voltado para a formação de sujeitos-leitores-críticos o trabalho com o cordel foi desenvolvido na sala de aula com o objetivo de possibilitar a socialização dessa literatura, bem como o (re)conhecimento desse gênero poético pelos educandos e, desse modo, mostrar a vitalização dessa cultura popular e seus valores.

As capas de folhetos de cordel, tradicionalmente, apresentam-se em xilogravura, uma arte popular medieval da cultura portuguesa que se desenvolveu no Brasil, mas há também, principalmente com o desenvolvimento do cordel pedagógico, a utilização de desenhos, fotografias, etc.

Conta-se da primeira sílaba da primeira palavra até a sílaba tônica da última palavra do verso; o que vier depois é ignorado.

A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos. Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e nalguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas.

10 Melhores Livros de Cordel

  • #1 Desafios de Cordel. Autor: César Obeid. ...
  • #2 Cordel: Patativa do Assaré ...
  • #4 Lições de Gramática em versos de cordel. ...
  • #5 Heroínas Negras Brasileiras. ...
  • #6 Mitos e Lendas do Brasil em Cordel. ...
  • #7 Um Carinho Na Alma + 3 Cordéis Do Autor. ...
  • #8 Auto da Compadecida. ...
  • #9 Alice no País das Maravilhas.

Entregue aos alunos uma folha de sulfite dobrada ao meio, para a produção do cordel. A produção pode ser em dupla, ou grupos, conforme as orientações para o início dessa aula. Após a conclusão faça uma exposição na sala da produção dos alunos. Fixe os folhetos no barbante com prendedores.

7 cordéis famosos que você precisa conhecer

  • #1. A Discussão do Carioca com o Pau-de-Arara, Apolônio Alves dos Santos.
  • #2. Cordel, de Patativa do Assaré
  • #3. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Firmino Teixeira do Amaral.
  • #4. Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna.
  • #5. ...
  • #6. ...
  • #7.

A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.

finalidade: o cordel é escrito para contar histórias de heróis, fatos reais ocorridos em determinada região, fatos políticos ou para descrever o estilo de vida do sertanejo (suas emoções e tristezas). meios de circulação: os folhetos são vendidos geralmente em feiras.

Dicas práticas de como rimar

  1. Não se apegue às palavras e aos versos, mas à mensagem e ao sentimento.
  2. Escolha um verso qualquer para iniciar o poema.
  3. Reescreva e teste diferentes versos e rimas.

As rimas perfeitas apresentam igualdade total, ou seja, as combinações são idênticas. Esse fator está presente, tanto em relação à pronúncia quanto em relação às vogais e consoantes finais que apresentam. Veja no exemplo a seguir, um trecho do poema “ Um Beijo”, de Olavo Bilac.

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.