Como fazer uma autodeclaração étnico-racial justificada?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Agora que você já sabe o que é autodeclaração racial, vamos aprender na prática como fazê-la. O documento deve ser preenchido durante a inscrição do concurso e ser apresentado pelo candidato.
...
Como fazê-la?

  1. nome;
  2. CPF;
  3. RG;
  4. processo seletivo inscrito;
  5. instituição;
  6. escolher entre preto, pardo ou indígena;
  7. assinatura.

__________________________________________________, portador do documento de identidade nº ___________________, expedido(a) pelo _________________________, na cidade de _____________________________, Estado de _________________________, declaro, sob as penas da lei, que cumpri a permanência no Brasil por período não ...

Autodeclaração nas cotas raciais de concursos públicos
No momento de preencher a inscrição, o próprio candidato declara que é preto ou pardo e, com isso, estará concorrendo às vagas reservadas para cotistas. Portanto, não é necessário apresentar documentos para comprovar sua cor para concorrer às cotas raciais.

- O primeiro diz respeito a autodeclaração cujo objetivo é o compromisso do candidato (a) de se autodeclarar como pessoa Preta ouParda. Neste deve dizer a seguinte frase: Eu, “dizer o nome”, inscrito (a) no processo seletivo, “dizer qual processo” me auto declaro, “dizer a opção”: Preto, Pardo ou Indígena.

No caso da avaliação de PPI, a Comissão de Diversidade Étnica averiguará, exclusivamente, critério fenotípico, isto é: traços físicos negroides (como: cor de pele, características da face e textura do cabelo) que demonstrem a percepção social sobre o(a) candidato(a) preto(a) ou pardo(a).

O conceito de fenótipo está relacionado com as características externas, morfológicas, fisiológicas dos indivíduos, ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo).

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Eu, ________________________________________________________________________________, portador(a) do RG nº _________________________ e do CPF ___________________________, residente e domiciliado(a) na cidade de ____________________________________________, Rua ...

Autodeclaração: Eu ______________________________________________________________________________, declaro-me de cor preta ou parda, da raça etnia negra e definidas como tais, conforme classificação adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como fazer o preenchimento eletrônico? A autodeclaração rural eletrônica está disponível no “Meu INSS” de cada segurado, no campo “Novo Pedido” da tela inicial. Depois, você deverá entrar em “Aposentadoria e CTC e Pecúlio” e, em seguida, “Aposentadoria por Idade Rural”.

O que é a Autodeclaração Étnico-racial? A autodeclaração é um documento obrigatório que deve ser assinado pelo participante do processo seletivo afirmando sua identidade étnico-racial (autoidentificação).

nº ___________________________, órgão expedidor ______________, UF _____, inscrito no CPF sob o nº __________________, declaro ser negro (a), da cor ( ) preta ou ( ) parda e opto por concorrer às vagas reservadas nos termos da Lei nº 5.745/2002 e posteriores alterações para a cargo de Médico Psiquiatra (Adulto).

Como saber se sou pardo segundo o IBGE
E de acordo com a gerência do instituto, uma pessoa parda é aquela que: “Remete a uma miscigenação de origem preta ou indígena com qualquer outra cor ou raça.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.