Como fazer uma poesia Slam?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Existem apenas três regras: as poesias devem ser autorais e não terem sido apresentadas em nenhuma outra batalha, devem durar no máximo três minutos e a performance deve contar apenas com a voz e/ou o corpo do poeta para se manifestar, sem usar adereços cênicos ou batidas musicais.

Nesses encontros, cada participante (também chamado de “slammer”) apresenta seus poemas autorais e um júri, escolhido entre o público presente, faz avaliações, dando notas que vão de 0 a 10. Ao final, é escolhido o vencedor ou vencedora.

Homofobia, racismo, machismo e violência estão entre os temas abordados pelos poetas urbanos.

A principal diferença entre o "slam" e uma poesia é que as poesias são declamadas sempre com o intuito de emocionar os outros ou apenas expressar os sentimentos dos autores. No "slam", temos algumas batalhas de rimas.

As batalhas de poesia, poetry slams, ou apenas slams, surgiram nos Estados Unidos na década de 1980. Nestas batalhas, os poetas devem ler ou apenas recitar, sem acompanhamento musical, poesias autorais. A apresentação não pode ultrapassar três minutos.

Na poesia Slam predomina a linguagem informal, pois essa é uma poesia falada, logo há mais espontaneidade e despreocupação com as normas gramaticais.

Slam é uma aula sobre as pessoas, você pode observar como elas se comportam, suas reações, os pontos de vista. Desde os jurados até os competidores, ou quem vai só pra assistir, se você puder observar aquelas pessoas quando alguém estiver lá falando, vai descobrir muito sobre elas.”

O Slam Interescolar é um movimento, na verdade, um campeonato nascido da relação entre uma manifestação cultural das ruas e passa a se integrar à comunidade escolar. A sua energia vibrante é modelada pelos anseios dos jovens que vivem nas cidades, seus desejos e vontades; medos e descontentamentos.

Slammer: a apresentação do evento fica por conta do slammer, que precisa ser imparcial e não influenciar as notas dos jurados; Jurados: os críticos literários que fiquem nas academias. No Slam, todos podem ser jurados.

O Slam Ball é uma bola que se adapta a diversos ambientes, sendo própria para arremessos em diversos locais, como no solo, parede ou outros. Esse acessório atua como uma Medicine Ball tradicional, onde os seus benefícios garantem a melhora da qualidade de vida e um aumento eficiente da saúde.

Nessa mistura de jogo, poesia, crítica social e intervenção urbana, os poetas se reúnem em espaços públicos para declamar seus trabalhos. Cada poeta, ou slammer, tem 3 minutos para se apresentar e, no máximo, 10 segundos extras de tolerância. Não é permitido o uso de objetos cênicos ou música.

Identificado como um gênero literário de resistência, no Brasil o slam é caracterizado pela declamação de versos em espaços públicos, inspirados pelo rap, sintonizados com a vida nas periferias e experimentados coletivamente.

O slam é um molde de competição de poesias criada na década de 80 por Marc Smith em Chicago e que desembarcou no Brasil pelas mãos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Memória do Hip Hop em 2008 (tendo como principal expoente a poeta, atriz, cantora e apresentadora Roberta Estrela D'Alva).

Há sete anos, Rufino se tornou um slammer — nome que se dá a quem participa dos “poetry slams”, ou, em português, batalhas de poesia.

Roberta Estrela D'Alva

Roberta Estrela D'Alva é atriz, MC, pesquisadora, cantora, apresentadora do programa Manos e Minas, da TV Cultura, e foi quem trouxe o slam para o Brasil.

A Cultura do Slam: educação e protesto através das disputas de poesia falada. Slam é uma onomatopeia em inglês que significa o bater de palmas. E, atualmente, é o nome das disputas de poesia, já muito comuns em todo o Brasil.

O slam tem algumas regras: autoria própria, duração máxima de até três minutos, não pode utilizar objetos cênicos e tampouco ter acompanhamento musical. No entanto, as performances corporal e de voz do poeta/poetisa são fundamentais.

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

Quantas linhas tem que ter um poema? Os poemas possuem tamanhos diferentes, uma linha num poema é chamado de estrofe e cada verso é um acumulado de estrofes. No geral, quando observamos um poema ele possui quatro linhas e um padrão de três a quatro versos.

Dicas práticas de como rimar

  1. Não se apegue às palavras e aos versos, mas à mensagem e ao sentimento.
  2. Escolha um verso qualquer para iniciar o poema.
  3. Reescreva e teste diferentes versos e rimas.

“O slam é um processo terapêutico, quase de cura mesmo. Os poetas são muito verdadeiros em relação às suas vivências. Tem gente falando sobre como foi violentada, sobre ter enfrentado a depressão, sobre opressões diárias. A gente cria um vínculo forte entre todos que estão ali”.