Como os poetas arcades tendiam ornamentar a poesia?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Tendiam a ornamentar a poesia com uso da mitologia (por isso também chamamos essa estética de neoclassicismo) de forma alegórica, ou seja, fazendo associações gerais. Também se condenava a rima, mas valorizava-se o verso e o poema de forma fixa aos moldes clássicos, assim, era comum o gosto pelos sonetos e pelas odes.

Os poetas árcades a natureza de maneira simples, emanando harmonia, aos moldes da poesia pastoril clássica. Valorizam o "homem natural", ou seja, o homem que se espelha na serenidade, no equilíbrio da natureza, repudiando os excessos e os conflitos tão caros aos escritores barrocos.

Características do arcadismo
Em busca do equilíbrio e da restauração do caos reinante na escola barroca, o arcadismo recorria ao bucolismo, aos temas pastoris, aos elementos da natureza. Era comum que os poetas árcades assinassem seus versos em pseudônimos com nomes de pastores gregos e romanos.

As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.

A artificialidade e a repetição de cenários naturais, simples e acolhedores são algumas das formas encontradas pelos poetas para divulgarem os ideais de uma sociedade mais igualitária, justa, racional e questionadora dos fenômenos universais a partir do olhar científico.

Além disso, eram chamados de “Poetas Fingidores” posto que utilizavam pseudônimos (nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina) em suas obras simulando sentimentos poéticos bem como imitavam os clássicos renascentistas.

(FAG) Sobre o Arcadismo, é correto o que se afirma em: Nesse período o homem é regido pelas leis físico-químicas, pela hereditariedade e pelo meio social. A poesia dessa época dá ênfase ao poder de vidência do artista.

Temas simples, como: amor, vida, casamento, paisagem; Inspiração na vida em sociedade e no campo: fugere urbem; Relação entre o homem e a riqueza: aurea mediocritas; A ideia de aproveitar o dia, viver o momento com grande intensidade: carpe diem.

Eles defendiam a separação dos gêneros como também a abolição das rimas e os metros simples.

O Arcadismo no Brasil teve início, em 1768, com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Os autores árcades, em geral, viveram na cidade de Vila Rica, onde hoje fica Ouro Preto (MG).

Os principais autores árcades, assim como suas obras mais relevantes, são:

  • - Tomás Antônio Gonzaga.
  • - Basílio da Gama.
  • - Santa Rita Durão.
  • - Cláudio Manuel da Costa.

Os principais autores árcades são Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das revolucionárias “Cartas Chilenas”; Cláudio Manuel da Costa, poeta de grande qualidade; Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.

A linguagem do Arcadismo era bucólica e valorizava o pastoralismo, inclusive os autores usavam pseudônimos de pastores para escrever suas poesias. Os árcades acreditavam que o ambiente bucólico era o melhor para viver. Inutilia Truncat – “Cortar o inútil”.

Linguagem simples: um dos principais embates contra o barroco começa logo na linguagem, o arcadismo é escrito de forma simples.

O soneto de Bocage é uma obra do Arcadismo português, que apresenta, dentre suas características, o bucolismo e a valorização da cultura greco-romana, que estão exemplificados, respectivamente, em: a) Tudo o que vês, se eu te não vira/Olha, Marília, as flautas dos pastores.

O Arcadismo foi marcado por uma compreensão mistificada dos cavaleiros e do medievalismo europeu, tendo como uma de suas características principais não a evasão da morte, mas o confronto sereno e decidido com o risco de morte, com a aceitação da tragédia como ou inescapável ou como parte do "fardo do herói".

Aqui estão algumas ótimas dicas para escrever poemas sobre a natureza que ajudarão você a se destacar.

  1. 1 – Evite o esperado. ...
  2. 2 – Esteja preparado. ...
  3. 3 – Não ignore os efeitos do envolvimento humano. ...
  4. 4 – Esteja ciente de sua mensagem. ...
  5. 5 – Se você quer ter seu poema publicado.

Em relação à linguagem e forma estrutural das poesias árcades, temos a presença de um vocabulário mais simples, a forma clássica do soneto, o gosto por decassílabos e o a ordem direta da escrita (diferentemente do barroco, que prezava pelos hipérbatos).