Quantas camadas tem a barriga Cesária?

Perguntado por: mgoncalves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para a passagem do bebê, a cesariana tradicional "abre" pele, gordura, fáscia muscular (lâmina de tecido em que se fixa o músculo), músculo, peritônio parietal (sob o músculo), peritônio visceral (sobre a parede do útero) e o útero.

Numa cesariana ocorre uma incisão que implica que várias camadas sejam cortadas até chegar ao bebé. Nessas várias camadas temos a pele, a gordura, a fáscia, o músculo abdominal, o peritoneu, o útero sendo a bexiga afastada para lá chegar, saco aminiótico e, por fim, o bebé.

A cesariana é feita através de uma pequena abertura na parede abdominal da mãe, normalmente através de uma pequena incisão na pele 2 a 3 cm acima da sínfise púbica (da púbis) com cerca de 10 cm de comprimento.

Pela técnica tradicional são realizados sete cortes: pele, gordura, fáscia muscular, músculo, peritônio parietal (colado embaixo do músculo), peritônio visceral (que reveste a parede do útero) e, por fim, o útero. Na cesárea menos invasiva são cortadas apenas as três primeiras camadas.

Para quem teve parto normal o processo é mais rápido, mas quem fez cesárea pode levar mais ou menos três semanas para ser liberada para os exercícios.

Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

Depois do parto, a barriga fica mais flácida e o intestino mais preguiçoso. Com isso, muitas mulheres têm dificuldades para fazer cocô e ficam com as fezes mais endurecidas. Para que o intestino volte a funcionar, tome bastante água e prefira alimentos mais leves - de preferência, ricos em fibras.

Os braços da mulher devem ficar abertos, perpendiculares ao corpo e são amarrados para que seja colocado o aparelho medidor de pressão arterial, o oxímetro que mede o nível de oxigênio que chega até os dedos das mãos e ainda um acesso venoso para receber soro e medicações.

As repercussões da cesárea a longo prazo incluíram aderências pélvicas, obstrução de intestino delgado, dismenorreia, dor crônica, disfunção sexual, subfertilidade, incontinência fecal e urinária e prolapso de órgãos pélvicos.

Ela explica que o recomendado é esperar 18 meses para ter um outro parto no caso do primeiro bebê ter nascido por uma cesárea. “Se ela teve parto normal, pode ser menor esse intervalo”, diz a obstetra. Ela explica que o corpo precisa de um tempo para voltar ao que era antes, mas não é apenas isso.

O intervalo recomendado entre a cesárea e a tentativa de parto normal é de 2 anos, porém muitas mulheres engravidam em intervalos menores, nesses casos, a equipe deve conversar com o casal, discutir os riscos e, juntos, tomar a melhor decisão.

VANTAGENS DO PARTO POR CESARIANA
Possibilidade de escolher previamente a data exata do nascimento. – Ajuda a reduzir o estresse materno durante o parto por passar a ideia de um ambiente plenamente controlado, onde tudo ocorre de forma previamente estipulada. – O trabalho de parto é curto e com duração previsível.

Os pontos internos podem ser, ou não, absorvíveis. Nos casos de pontos não-absorvíveis, eles são feitos para ficarem no organismo de forma permanente. Já nos casos dos absorvíveis, eles serão absorvidos pelo corpo em alguns dias.