Como fica o colo do útero na segunda gravidez?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Na segunda gestação, há grandes chances do trabalho de parto ter uma duração menor. Especialistas afirmam que o processo de dilatação do colo do útero é mais rápido e acontece mais perto do momento do nascimento.

Quais as diferenças no corpo da gestante? Na segunda gestação a barriga cresce mais rápido, a ponto de com 10 semanas a gestante parecer estar com 4 meses de gestação. Isso é comum porque a musculatura abdominal está mais relaxada após a primeira gravidez.

Em resumo, quanto mais muco branco, maior a possibilidade de gravidez. Porém o corrimento branco leitoso pode ser gravidez, caso o atraso aconteça. Se você teve esse muco ou corrimento branco pastoso parecendo pomada, em grande quantidade, mas ainda sim menstruou, isso é um sinal de que houve ovulação apenas.

Tecnicamente, nas primeiras duas semanas a mulher não está grávida porque ainda não ovulou, no entanto, o útero está se preparando e, nessas semanas acontece o engrossamento do revestimento do útero, chamado endométrio, para receber o embrião, caso ocorra a fecundação.

Já na segunda, por volta da 17ª já é possível senti-lo. A obstetra explica que, como na primeira gestação a mulher já vivenciou a experiência de ter um bebê mexendo, fica mais sensível a pequenos estímulos dentro do útero, conseguindo sentir os movimentos do bebê mais precocemente.

Sensível ao ambiente, uma criança percebe as mudanças físicas da mãe e as alterações na dinâmica das relações dentro da família e pode antever o envolvimento da mãe com o novo bebê.

Dê tempo ao corpo. Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina.

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

Teste do pulso funciona? Para fazer o teste, basta medir seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Jairo explica que esta “chance maior” é um mito e não existe. “Tendo ou não tendo uma gravidez anterior, os riscos de engravidar são os mesmos”, enfatiza o médico.

Primípara/secundípara/multípara: termo usado para designar o número de partos: primípara é a mulher que vai parir pela primeira vez. Secundípara e multípara, pela segunda e terceira vez (ou mais), respectivamente.

É normal sentir cólica na gravidez? A cólica na gravidez é normal e pode ocorrer durante todo o período gestacional. É mais comum nas primeiras semanas devido ao crescimento do bebê e adaptação do útero a este desenvolvimento.

Sinal de Gravidez: Alguns sintomas de gravidez são caracterizados pelo atraso menstrual, corrimento branco pastoso e dor no pé da barriga e costas. Durante a gestação: É natural ocorrer um aumento desse tipo de corrimento durante a gravidez, porém é necessário estar atento ao cheiro, coceira ou ardência após urinar.

Normalmente, na presença de corrimento transparente tipo clara de ovo não é necessário tratamento, já que representa uma alteração normal do ciclo menstrual. No entanto, se houver suspeita de gravidez, é recomendado que seja feito um teste de gravidez e o ginecologista seja consultado.

No início, pode ser espesso e pegajoso ou viscoso e ficar mais úmido e cremoso, como uma loção. Pode parecer esbranquiçado e turvo, ou até amarelado (especialmente se tiver secado na sua roupa íntima) (4). Em um ciclo menstrual de 28 dias, você pode começar a notar esse muco por volta dos dias 9 ou 10 (1,4).

Quando o colo do útero se abre e fica mais macio, é quando entramos em nosso ciclo menstrual. Algumas pessoas também notam que ele fica mais baixo nesse período. Ele também pode estar aberto em fase de ovulação ou no final da gestação.

Antes da menstruação descer, estamos ovulando. Nesse processo, o colo do útero tende a ficar mais baixo. Mas atenção: isso não é uma regra e pode variar para cada pessoa. Além disso, naturalmente, o colo do útero fica mais aberto com a chegada do período menstrual, para permitir que o sangue desça pela vagina.

Normalmente o colo do útero fica alto, quando estamos ovulando, ou seja, antes da menstruação! Por isso, quando for medir a altura do seu colo do útero, para escolher o seu Coletor Menstrual, sempre indicamos que você faça o teste durante a menstruação.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.