O que estava na moda em 1973?

Perguntado por: lveloso5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Era a vez do o hippie-chic com as estampas multicoloridas de Pucci e os tecidos de estilo cashmere das roupas indianas.

Predominavam nas mulheres, como referia Ana Salazar ao Expresso há 20 anos atrás, “as minissaias, os vestidos baby-doll, os “shorts”, as calças à boca de sino, por vezes rasgadas, com aplicações ou pespontos, túnicas, blusas e vestidos de florinhas de estilo indiano, lembrando os “hippies”, os jeans, as salopettes ou ...

A moda era bem humorada e colorida como pedia os tempos de "paz e amor', com muita estampa xadrez e florais, as calças de cós alto e boca sino estavam em alta e pediam cintos bem largos, a modelagem valorizava a silhueta feminina.

Tornou-se um grande referencial de moda nos anos 1970, especialmente ao lançar vestidos femininos em jérsei estampado, com mangas longas, parte superior mais ajustada, da cintura para baixo transpassado frontalmente, enrolando-se ao corpo e amarrado à cintura com uma faixa prolongada do próprio vestido, que recebeu o ...

Entre os mais velhos, as roupa mais formais eram com muito volume e estilo. Quase sempre, com toques de dourado e prateado, os blazer e casacos com ombreira eram a sensação do momento. Camisas e calças de cintura alta, também eram muito usadas, marcando a cintura, proporcionando um perfil alongado e confortável.

Durante toda a década o Brasil é governado por uma ditadura militar. A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o "milagre brasileiro", no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes.

O cenário musical nos anos 70
Como deu pra sentir, alguns dos movimentos mais fortes na música setentona foram o rock clássico, o disco, o soul e o funk. O rock progressivo encontrou expoentes incríveis, como o próprio John Lennon pós-Beatles.

A moda que identifica perfeitamente a década de 70 é o estilo hippie, as calças jeans de boca-de-sino cheias de tachinhas, bordados e muito brilho, peças de roupas em camurças e com franjas, colares de miçangas e bijuterias étnicas, estampas florais e psicodélicas, roupas artesanais e roupas com tinturas caseiras, ...

Essa década começou com uma continuação do estilo hippie do final dos anos 60. Assim, a princípio era dada uma ênfase em materiais feitos a mão, mas a influência das lojas de boutique e linhas de difusão tornaram as roupas prontas para vestir cada vez mais acessíveis.

A moda na década de 1960 é marcada pela minissaia, o monequini, o uso de cortes simétricos e geométricos, o vestiário unissex tem força com o jeans e as blusas sem gola, além das roupas com um estilo espacial, fluorescente e metálica.

Pantalonas, calças à boca de sino e estampados coloridos, são só alguns exemplos. Foi uma época marcada por vários estilos, hippie, punk e disco. Dos hippies ficou o estampado tie dye, do punk os casacos de cabedal e do disco as calças à boca de sino.

Maquiagem dos anos 1970
Durante o início dessa década, o visual natural era o grande protagonista, com lábio sem aplicação de batons coloridos e cícios levemente marcados, muito por conta do movimento hippie. Essa tendência, entretanto, não durou muito, e logo os olhos se tornaram o destaque principal.

As calças eram mais justas, desfiadas, detonadas, com aplicações. Esse visual fazia a cabeça dos jovens dessa tribo. É fato que os anos 70 foram muito importantes para a moda, e muitos dos modelos de calças que usamos atualmente como a flare, destroyed e skinny são inspirados em modelos daquela época.

1968: O que vestiam
Inovações da moda naquele ano: Minissaia, calças de veludo cotelê, Trench coats, ternos ajustados e camisetas polo. Estampas inspiradas pela Op Art e nas cores da Pop Art, a moda unissex, o futurismo, peças garimpadas em mercados de rua.

Jaquetas de couro, jeans e botas passaram a fazer parte do dresscode. No cinema, Brigitte Bardott, Catherine Deneuve e outras musas ditavam a moda para as mulheres, além da icônica modelo dos cabelos curtinhos, Twiggy.

A moda dos anos 90 era alegre, colorida e abusava de diferentes tecidos, cortes e sobreposições. Essa década não tinha nada de minimalista. Era a época do oversize, das estampas, das roupas vistosas e chamativas. Confira alguns dos principais hits de vestuário da época.