Como ficou conhecido o Quinhentismo?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como “literatura de informação”. É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.

O nome Quinhentismo faz referência justamente ao ano do descobrimento – 1500. E nesse momento do colonialismo não existia uma literatura nacional. Uma vez que os relatos da literatura quinhentista eram sob a ótica dos portugueses e não de escritores nascidos na própria pátria.

O Quinhentismo, no Brasil e em Portugal, designa uma importante fase da história da literatura desses países, apesar de ter se expressado de modo diferente em um e outro. No Brasil, designa o conjunto de textos e autores do período colonial, compreendendo os três primeiros séculos desde a conquista portuguesa.

O Quinhentismo foi um movimento histórico e literário que compreendeu as manifestações culturais escritas no primeiro século da colonização brasileira. Em linhas gerais, é possível reconhecer dois grupos de composição textual na época: os textos de informação e a literatura de formação.

Vale lembrar que o Quinhentismo brasileiro ocorreu paralelo ao Classicismo português e o nome do período refere-se a data de início: 1500. Com a chegada dos portugueses em território brasileiro em 1500, as terras encontradas foram relatadas pelos escrivães que acompanhavam os navios.

A obra mais importante desse período é A carta de Pero Vaz de Caminha, considerada a Certidão de Nascimento do Brasil.

Recuperam-se os ideais da Antiguidade greco-romana, com a valorização da arte, da filosofia e da mitologia. Em Portugal, as grandes navegações impelem o espírito português à sua vocação desbravadora e navegante. A chegada da imprensa possibilita a divulgação das obras de autores humanistas europeus.

O nome quinhentismo vem da época em que o movimento literário surgiu no Brasil. Esses movimentos literários aconteceram por volta de 1500, quando os portugueses chegaram às ilhas brasileiras, por isso, o período literário do quinhentismo no Brasil se manteve como um reflexo da tradição literária portuguesa.

o Tratado descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Sousa (1587); os Diálogos das grandezas do Brasil, de Ambrósio Fernandes Brandão (1618); as cartas dos missionários jesuítas escritas nos dois primeiros séculos de catequese (registradas posteriormente em antologias, como em As Cartas Jesuíticas, de 1933);

O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.

Quinhentismo é o nome que se dá ao período da literatura brasileira iniciado no ano 1500, com o Descobrimento do Brasil, e finalizado em 1601, quando o estilo barroco chegou às terras brasileiras. Assim, os textos produzidos nessa época podem ser classificados como literatura de informação ou literatura de catequese.

literatura informativa

A produção literária do Quinhentismo é composta pela literatura informativa e a literatura de catequese (ou dos jesuítas). O primeiro reúne textos descritivos e informativos sobre as novas terras descobertas pelos portugueses no século XVI, da qual se destaca a Carta de Pero Vaz de Caminha.

O Quinhentismo não é visto como uma escola da literatura brasileira, por se tratar de relatos de viajantes portugueses sobre a terra recém-descoberta. No entanto, esses são os primeiros documentos que fazem parte da história inicial do Brasil.

No campo da literatura, Classicismo é o nome dado aos estilos literários que vigoravam no século XVI, na época do Renascimento. Por isso, a produção desse período também é chamada de Literatura Renascentista.

Principais Características do Quinhentismo
Uso de uma linguagem simples; Descrição e exaltação à terra; Uso exagerado de adjetivos e superlativos; Literatura pedagógica: poesia didática e teatro pedagógico.

O nome quinhentismo vem da época em que o movimento literário surgiu no Brasil. Esses movimentos literários aconteceram por volta de 1500, quando os portugueses chegaram às ilhas brasileiras, por isso, o período literário do quinhentismo no Brasil se manteve como um reflexo da tradição literária portuguesa.

Das opções abaixo, a que não faz parte das características do Quinhentismo é a alternativa: a) textos descritivos, informativos e religiosos.

O contexto histórico do Quinhentismo é o início da colonização brasileira. As duas forças políticas que atuaram na dominação do território e dos nativos, o Estado português e a Igreja Católica, são perceptíveis a partir das produções literárias do período.