Como fortalecer o estômago naturalmente?

Perguntado por: aportela4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Um ótimo remédio caseiro para úlcera, é tomar o suco puro da batata em jejum pois é capaz de diminuir a quantidade de ácido no estômago, ajudando no processo de cicatrização das úlceras e a aliviar os sintomas como dor, queimação e azia.

Chá de aroeira
Alguns estudos científicos mostram que o chá da aroeira é tão eficaz quanto o omeprazol, para o tratamento da gastrite.

Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. Outras bactérias e vírus também podem causar infecções que levam à gastrite.

Quando há problemas no funcionamento desse processo, pode haver queixas de desconforto estomacal, que incluem sintomas como:

  • Queimação;
  • Dor abdominal;
  • Sensação de indigestão;
  • Peso no estômago.

7 Alimentos Que Prejudicam O Estômago

  1. Goma de mascar. Os famosos chicletes, com ou sem açúcar, são grandes vilões para o estômago. ...
  2. Carnes vermelhas. ...
  3. Condimentos fortes. ...
  4. Leite. ...
  5. Produtos integrais. ...
  6. Açúcar. ...
  7. Frituras e embutidos.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

O chá de boldo, preparado com as folhas secas do boldo do Chile ou folhas frescas boldo brasileiro, é rico em boldina e ácido rosmarínico, substâncias com propriedades digestivas, anti-inflamatórias, anti-espasmódicas e adstringentes, que ajudam a reduzir a acidez gástrica, protegendo o estômago e aliviando a dor.

Ervas podem ser poderosas aliadas no tratamento da gastrite, aliviando seus sintomas desconfortáveis.
...
E as plantas podem te ajudar!

  • Espinheira Santa (ver produto).
  • Guaçatonga (ver produto).
  • Alcaçuz europeu (ver produto).
  • Zedoária (ver produto).
  • Hortelã (ver produto).
  • Menta (ver produto).

Chá de hortelã
Mas o que talvez você não saiba, é que ela é ótima como chá para dor de estômago. A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

A vitamina B-12 é absorvida pelo trato gastrointestinal a partir de alimentos como leite, carnes e ovos. A causa da deficiência de vitamina B-12 é uma gastrite desencadeada por diferentes mecanismos.

Espia só alguns dos benefícios do abacaxi: Auxilia na boa digestão: isso, pois aumenta os efeitos de duas enzimas, a tripsina e a pepsina. Por isso, incluir a fruta na sua rotina faz com que os alimentos sejam melhor digeridos e facilmente absorvidos pelo intestino.

Sintomas de gastrite incluem perda de apetite, soluços e fezes escurecidas.

os Sintomas pode desaparecer em poucas semanas, normalmente muito próximo ao início do tratamento, de forma gradual. A cicatrização ocorre entre 60 e 90 dias, porém pode variar em tempo de acordo com o paciente. Por isso o acompanhamento com seu médico é importante para novas condutas quando necessário.