O que é uma crise sensorial?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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O Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) se trata de uma condição em que, tanto o cérebro, quanto o sistema nervoso apresentam dificuldades para processar estímulos do ambiente e os sentidos.

A sobrecarga sensorial acontece quando um estímulo intenso afeta a capacidade de enfrentamento do autista. Isso pode ser desencadeado por um único evento, como um ruído alto inesperado, ou pode aumentar com o tempo devido ao esforço necessário para lidar com as sensibilidades sensoriais na vida diária.

O que é o Transtorno Sensorial? Na realidade, o termo adequado é Transtorno de Processamento Sensorial (TPS). Isso se refere a uma condição do cérebro e do sistema nervoso. Assim, ocorre quando ambos apresentam dificuldades para processar estímulos do ambiente e os sentidos.

Reclamar da luz, do som ou de odores, ter dificuldade para identificar letras, formas e cores semelhantes, ser exigente com o tipo de comida que quer consumir, assim como apresentar resistência ao contato físico.

Transtornos de discriminação sensorial estão relacionados às dificuldades em interpretar a qualidade ou a singularidade de cada estímulo, perceber suas diferenças e semelhanças, podendo apresentar diferentes graus de dificuldades nas diversas modalidades sensoriais, como visual, tátil, auditivo, vestibular, ...

Estudos e a experiência clínica têm constatado que crianças com TDAH podem ser acometidas por alterações gerais no processamento sensorial, principalmente em relação à modulação sensorial7.

Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...

O diagnóstico da disfunção de integração sensorial é feito através da avaliação de profissionais especializados - neuropediatra ou um terapeuta ocupacional.

É a capacidade de perceber, sentir e identificar objetos, sons, gostos, cores, etc, assim como poder interpretar as sensações do próprio corpo. A capacidade de integrar as diferentes sensações só é possível pelo processamento sensorial.

Os receptores sensoriais localizam-se nos órgãos dos sentidos e são terminais nervosos com a capacidade de receber um determinado estímulo e transformá-lo em impulso nervoso.

Como lidar com a sensibilidade sensorial? É possível lidar com a sensibilidade sensorial através de terapias integradas que atendam as necessidades individuais de cada indivíduo.

Veja que brincadeiras são essas:

  1. – Bolos de argila. A argila é ideal para promover a interação do pequeno e estimular o aspecto sensorial do pequeno. ...
  2. – Massinhas de modelar. As famosas massinhas também são excelentes, pois elas ajudam a criança a dar formas à sua imaginação. ...
  3. – Pintando na folha de papel.

É uma condição neurofisiológica na qual a entrada sensorial (do ambiente ou do próprio corpo) é mal detectada ou mal interpretada. Sendo assim, uma criança com TPS sente dificuldade de processar o calor ou o frio, o cansaço, a fome, as luzes e os sons e atividades simples podem ser desafiadoras.

Agitação, seletividade alimentar e dificuldade de processar e expressar as sensações do corpo são alguns dos sinais do transtorno em crianças. Entenda! Apesar do diagnóstico complicado, a junção desses sinais no filho pode apontar para outra condição pouco conhecida: o Transtorno de Processamento Sensorial (TPS).

Significado de Sensorial
adjetivo Relativo ao sensório, às sensações: vibração sensorial. Sensível, percebido através dos sentidos; palpável: fenômenos sensoriais. Referente ao processo por meio do qual um estímulo, interno ou externo, causa uma reação (física ou emocional): sistema sensorial.

As atividades sensoriais montessorianas refinam os cinco sentidos: tátil, visual, auditivo, olfativo e gustativo.

Em suma, as atividades sensoriais são aquelas que estimulam os sentidos das crianças, ou seja, audição, olfato, paladar, tato, visão, propriocepção, e vestibular.