Qual é O receptor sensorial responsável por detectar O som?

Perguntado por: acamilo6 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Os mecanorreceptores respondem a diversas formas de energia mecânica, incluindo pressão, vibração, gravidade, aceleração e som, como na audição. Os termorreceptores respondem à temperatura, e os fotorreceptores da visão respondem ao estímulo luminoso. Tabela: Tipos de receptores sensoriais.

São terminações nervosas capazes de converter estímulos do ambiente em impulsos elétricos. Esses estímulos serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central que produzirá uma resposta adequada.

A pele possui milhares de células receptoras em sua superfície. Dentre essas células, encontramos os corpúsculos de Pacini. O corpúsculo é um mecanorreceptor que capta estímulos mecânicos, como movimentos ou alterações na pressão, e os transmite, na forma de impulsos elétricos, para o sistema nervoso central.

Os proprioceptores, por sua vez, são estruturas presentes na articulação, nos músculos e seus tendões. Estas estruturas são responsáveis por enviar ao Sistema Nervos Central todo o tipo de informação concernente a organização espacial dos segmentos.

Além do tato, a temperatura e a dor são modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático. O tato permite que sejamos capazes de sentir aquilo que nos toca. Podemos classificar a sensações somáticas em três tipos: mecanorreceptivas, termorreceptivas e sensação da dor.

De uma maneira geral, podemos classificar os sentidos em cinco principais: olfato, paladar, visão, audição e tato.

Os sentidos somáticos incluem as sensações táteis (tato, pressão e vibração), térmicas (calor e frio), dolorosas e proprioceptivas (sentido de posição da articulação e do músculo e movimentos dos membros e cabeça). Os sentidos viscerais fornecem informação sobre as condições dos órgãos internos.

Os corpúsculos de Pacini são especializados em captar estímulos vibráteis e táteis. Os corpúsculos de Meissner são encontrados nas regiões da pele que não apresentam pelos e são especializados em captar estímulos táteis.

Como exemplos de estímulos sensoriais conscientes, temos sentidos especiais (visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição) e alguns estímulos somatossensoriais (tato, temperatura, dor, pressão e propriocepção).

Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.

Os estímulos sensoriais são tudo aquilo que nos chega aos 5 sentidos. Ou seja, tudo em volta pode se tornar uma experiência sensorial, mas somente as experiências significativas se tornam aprendizado.

Dentre os principais proprioceptores estão os receptores articulares, compostos por terminações livres e pelos corpúsculos de Ruffini, Paccini e Golgi, e relacionam-se com as sensações de posição e direção do movimento, sendo sensíveis as variações de amplitude e velocidade angular, bem como à pressão intra-articular.

Os proprioceptores são receptores encontrados mais internamente na musculatura, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto, apresentando função reflexa locomotora e postural. Podem produzir impulsos conscientes ou inconscientes.

Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano. Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque.

Assim, há os quimiorreceptores, para detecção de substâncias químicas; termorreceptores, que captam estímulos térmicos; mecanorreceptores, responsáveis pela captação de estímulos mecânicos; exterrorreceptores, relacionados aos estímulos ambientais (intensidade de luz, calor, pressão, etc.); propriorreceptores, que ...

Os receptores sensoriais são encontrados em todo o corpo, incluindo a pele, tecidos epiteliais, músculos, ossos e articulações, órgãos internos e o sistema cardiovascular.

Neurônios motores somáticos. Os neurônios motores somáticos se originam no sistema nervoso central (SNC), e projetam seus axônios para os músculos esqueléticos (como os músculos dos membros, músculos abdominais e intercostais), que estão envolvidos na locomoção.

Os corpúsculos de Meissner são componentes do sistema de receptores sensoriais. São mecanoreceptores de tato e de vibrações. Situam-se no interior de papilas dérmicas da pele (ressaltado em azul claro). Constam de células alongadas conectadas a terminações nervosas amielínicas.