Como identificar no texto a fala dos personagens?

Perguntado por: rferrari . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O travessão, assim como as aspas, é utilizado para marcar a fala de personagens em textos narrativos.

As falas dos personagens no texto teatral são indicadas por meio do nome dos personagens e um travessão logo em seguida. Essas são chamadas de rubricas.

Nos textos teatrais, pode-se tanto representar as falas por meio de travessão, quanto por espaço, centralizando o nome das personagens, pois logo no início do texto vemos a apresentação dos nomes que irão participar da peça.

Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.

A fim de anunciar que algum tipo de personagem iria falar dentro de uma construção textual, os autores geralmente colocam as suas falas dentro aspas duplas ou simplesmente introduzem um travessão antes do texto.

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto.

O travessão indica o começo da fala de uma personagem, mas também a mudança de interlocutores, como a mudança da voz da personagem para a voz do narrador. Além do travessão, o discurso direto pode ser também colocado entre aspas, indicando assim uma citação ou transcrição.

Discurso direto - no discurso direto, a própria personagem fala.

A narração pode ser feita em primeira ou em terceira pessoa, sendo assim podemos classificar os narradores como narrador em 1ª pessoa e narrador em 3ª pessoa. O narrador-personagem é aquele que, além de contar a história, é também personagem, participa dela. Por isso, narra os fatos na 1a pessoa (eu..., nós...).

O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.

Antes da fala da personagem, normalmente, há o anúncio de que isso vai acontecer, esseanúncio é feito por um verbo de dizer.

b) as falas das personagens são diluídas no texto, sendo confundidas com a voz do narrador.

Estrutura do texto dramático
Os textos dramáticos estão subdivididos em atos e cenas e apresentam o nome da personagem que dialoga antes da sua fala, marcando assim a sua entrada em cena. Normalmente segue uma sequência linear de: situação inicial, complicações com um ponto culminante (tensão) e desfecho.

Características do Texto Teatral

  1. Textos encenados.
  2. Gênero narrativo.
  3. Diálogo entre personagens.
  4. Discurso direto.
  5. Atores, plateia e palco.
  6. Cenário, figurino e sonoplastia.
  7. Linguagem corporal e gestual.
  8. Ausência de narrador.

O discurso direto é o registro das palavras proferidas por uma personagem. O narrador deve expor a fala da personagem através do recurso gráfico: travessão ou aspas. É um tipo de discurso alheio a quem narra a história, ou seja, não há interferência por parte do narrador.

Como fazer então nos casos em que queremos que ambos os personagens falem ao mesmo tempo? O formato tradicional do guião não parece indicado para isso. Uma primeira solução, simples e eficaz, é indicar a sobreposição dos diálogos na descrição da acção, como se pode ver a seguir. João e Maria falam ao mesmo tempo.

como descrever um personagem bebado? Você pode deixar isso claro nas falas dele, como gaguejar ou dizer coisas sem sentido/idiotas. As ações também contam muito, pois ele estará com o reflexo fraco e sem condições de andar só, pois irá cambalear, se sentir tonto, confuso ou até mesmo ter alucinações.