Como identificar os versos de um poema?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

A contagem de sílabas do verso é feita até a última sílaba tônica. Quando a última sílaba de uma palavra terminar com som de vogal e a primeira sílaba da palavra seguinte começar com som de vogal, é possível (não é uma regra fixa) juntar essas sílabas, que, assim, transformam-se em uma sílaba só.

O conjunto de versos é chamado de estrofe, sendo que o número de versos pode variar em cada estrofe. Assim, de acordo com número de versos que compõem as estrofes, elas são classificadas em: Monóstico: estrofe de 1 verso. Dístico: estrofe de 2 versos.

O que é verso e estrofe? Na poesia e na Literatura, o verso representa cada linha de uma poesia, correspondendo a uma frase única. Por sua vez, a estrofe corresponde ao conjunto de versos, de modo que o número desses pode variar de estrofe para estrofe.

Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso . Na poesia, uma estrofe é um conjunto de linhas agrupadas dentro de um poema, geralmente desligado de outras estrofes por uma linha em branco ou recuo.

O verso é cada uma das linhas que compõem um poema. Existem diferentes tipos de verso, que é classificado de acordo com o número de sílabas que ele possui. O verso compõe a estrofe, que é nomeada segundo a quantidade de versos que ela apresenta.

Dependendo do número de sílabas poéticas, os versos que seguem padrões de métrica são classificados em: Monossílabo: verso composto por uma sílaba poética. Dissílabo: verso composto por duas sílabas poéticas. Trissílabo: verso composto por três sílabas poéticas.

Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.

Um poema é dividido em versos e estrofes, além de possuir diversos tipos de rima, mas não obrigatoriamente necessita desses elementos para ser considerado poema.

Como são cheirosas as primeiras rosas! Se olharmos para as palavras “cheirosas” e “rosas”, veremos que, a partir da sílaba tônica, ambas têm a mesma sonoridade. Portanto, rimam. Mas há rimas internas que se dão entre versos diferentes.

Para saber o que é estrofe, basta observar o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos. Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

Soneto é como chamamos um poema de 14 versos. Essa forma fixa foi criada pelo poeta italiano Giacomo da Lentini, no século XIII, e foi popularizada por outro poeta italiano — Francesco Petrarca. Assim, o soneto petrarquiano é aquele cujas duas primeiras estrofes são quartetos e as duas últimas, tercetos.

Um conjunto de versos se chama estrofe. Uma linha em branco separa uma estrofe da outra. Quantas estrofes de dois versos têm esse poema?

Significado de Verso
substantivo masculino Cada uma das linhas de um poema, independentemente da métrica em que estão compostas.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema.

Características do poema

  1. regulares: com métrica e rima;
  2. brancos: com métrica e sem rima;
  3. livres: sem métrica e sem rima.

O poema é composto por 62 versos distribuídos em seis estrofes de 12, 15, 9, 8, 9, 9 versos respectivamente.