Quais são os versos de um poema?

Perguntado por: blessa7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

a) estrofes simples: são aquelas que possuem versos com apenas uma medida. Nunca perdido, sempre reencontrado. Veja que todos os versos dessa estrofe são decassílabos (possuem dez sílabas poéticas cada), caracterizando, assim, uma estrofe simples.

O conjunto de versos é chamado de estrofe, sendo que o número de versos pode variar em cada estrofe. Assim, de acordo com número de versos que compõem as estrofes, elas são classificadas em: Monóstico: estrofe de 1 verso. Dístico: estrofe de 2 versos.

Assim, define-se como estrofe o agrupamento rítmico formado de dois ou mais versos, que, em geral, combinam-se pela rima. Além disso, é preciso salientar ainda que o número de versos determinará o tipo de estrofe que o poema possuirá.

O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.

Quantas linhas tem que ter um poema? Os poemas possuem tamanhos diferentes, uma linha num poema é chamado de estrofe e cada verso é um acumulado de estrofes. No geral, quando observamos um poema ele possui quatro linhas e um padrão de três a quatro versos.

O que é poema? O poema é um gênero textual literário formado por versos. O verso corresponde a uma linha do poema e um conjunto de versos é chamado de estrofe.

Verso: é cada linha do poema/música.

b) Estrofes compostas: são aquelas que combinam versos maiores com menores.

Dicas. Quando for ensinar linguagem poética: Selecione poemas não só pela temática, mas, sobretudo, pela sonoridade e/ou metáforas. Proponha sempre a leitura de poemas em voz alta para a percepção auditiva da sonoridade e do ritmo dos versos.

Soneto é como chamamos um poema de 14 versos. Essa forma fixa foi criada pelo poeta italiano Giacomo da Lentini, no século XIII, e foi popularizada por outro poeta italiano — Francesco Petrarca. Assim, o soneto petrarquiano é aquele cujas duas primeiras estrofes são quartetos e as duas últimas, tercetos.