Como identificar uma premissa?

Perguntado por: uleiria . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Toda premissa, pode ser verdadeira ou falsa, bem como a conclusão, não aceitando jamais a ambiguidade. As frases que apresentam uma premissa são referidas como verdadeiras ou falsas (válidas ou inválidas), portanto, devem ser portadoras da verdade.

Exemplo 1: Premissa 1: Se o João é um aluno do 1º ano, então estuda Filosofia. Premissa 2: O João é um aluno do 1º ano. Conclusão: Logo, o João estuda Filosofia.

A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio; A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor; A conclusão deve conter os termos maior e menor.

Silogismo

  • Primeira premissa: chamada de premissa maior, funciona como uma afirmação geral. É constituída pelo termo maior e o termo médio.
  • Segunda premissa: definida como premissa menor, é uma afirmação específica. ...
  • Conclusão: determina a relação lógica entre as duas premissas anteriores, pois elas servem de evidência.

A premissa é apenas o ponto inicial, mas ela, por si só, não é uma história. A premissa pode ser uma frase, uma pergunta, uma problematização, etc. Mas, segundo Robert McKee (Story, 2016, p. 116), a premissa “raramente é uma afirmação completa.

Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto.

- Indicadores de premissa: pois, desde que, como, porque, assumindo que, visto que, admitindo que, isto é verdade porque, a razão é que, em vista de, como consequência de, como mostrado pelo fato que, dado que, sabendo-se que, supondo que, etc.

Uma premissa de um argumento é uma das proposições a partir do conjunto das quais se deriva a conclusão. No silogismo, as premissas são os dois juízos que precedem a conclusão e dos quais ela decorre como consequente necessário.

Uma falsa premissa é uma proposição incorreta que dá forma à base de um silogismo lógico. Uma vez que a premissa (proposição ou assunção) não é correta, a conclusão traçada pode ser errônea. O silogismo baseado em premissas falsas é também conhecido como silogismo erístico.

Uma premissa é um juízo, ou uma afirmação, que dá início ao movimento argumentativo por raciocínio lógico e é usada para reforçar determinada conclusão. Assim, a premissa é uma observação, afirmação ou constatação quase que incontestável que pode funcionar como um argumento.

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira.

O silogismo completo deve ter exatamente três termos. O menor é ligado ao maior através do médio. Apenas dois termos, maior e menor, sem termo médio, não permitem a construção da conclusão. Quatro ou mais termos pecam por excesso e às vezes produzem confusão.

premissa é uma fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência. Principio é o primeiro momento da existência (de algo), ou de uma ação ou processo; começo, início.

As proposições podem ser simples, quando apresentam apenas uma sentença, e compostas quando são formadas pela combinação de duas ou mais proposições simples. "O céu é azul" é um exemplo de proposição simples, já a sentença "O céu é azul e as nuvens são brancas" é um exemplo de proposição composta.

Entendendo as regras do silogismo através de um exemplo
Premissa menor: “Sócrates é um homem”. Conclusão: “Sócrates é mortal”. Nesse caso, a premissa maior é “mortal”, a premissa menor é “Sócrates” e o termo médio consiste em “homem”.

O mais famoso exemplo de silogismo é: Todos os homens são mortais.