Como identificar a Salmonella?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:

  1. Diarreia;
  2. Vômitos;
  3. Febre moderada;
  4. Dor abdominal;
  5. Mal estar geral;
  6. Cansaço;
  7. Perda de apetite;
  8. Calafrios.

A bactéria Salmonella atua sobre o intestino das pessoas, onde se multiplica e pode entrar na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos do corpo e, em casos raros, podendo provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A infecção por Salmonella acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

“Se for consumido cru, mal cozida ou como ingrediente de preparações que ficam por muito tempo longe da refrigeração, pode gerar toxiinfecção alimentar causada pela tão conhecida Salmonella.

“As pessoas acreditam que a salmonela costuma aparecer apenas em determinada parte do ovo, o que não é verdade. Ela pode aparecer na casca, na clara e na gema. Não se deve comer ovo cru nem utilizá-lo desta forma.”

A salmonela é destruída por irradiação. A presença de oxigénio aumenta o efeito letal da irradiação, que é máximo a temperaturas entre os 45 e os 55ºC.

Salmonella é uma bactéria Gram-negativa que pertence à família Enterobacteriaceae. As células têm a forma de bastonetes (bacilos) imóveis ou móveis por flagelos.

Na maior parte dos casos não é necessário qualquer tratamento específico para a infecção por Salmonella, já que o corpo consegue eliminar a bactéria através da diarreia e/ou dos vômitos.

Os alimentos devem ser consumidos em pequenas porções, e a ingestão de água é muito importante, assim como bebidas isotônicas para repor a perda de eletrólitos e de glicose. Estudos do Centro Médico Hershey da Universidade Penn State recomendam a dieta BRAT (banana, rice, applesauce and toast), em inglês.

A salmonelose é transmitida, principalmente, por meio da ingestão de alimentos e água contaminada. Os alimentos de origem animal podem conter a bactéria Salmonella já em sua origem, uma vez que animais infectados podem levá-la para os alimentos derivados deles.

A maioria das bactérias Salmonella vive em superfícies secas por até quatro horas antes de não serem mais infecciosas. Mas a taxa de sobrevivência de Salmonella também depende da espécie.

Para prevenir a transmissão da salmonela, a estratégia mais comum é consumir a carne de frango depois de um cozimento a pelo menos 70°C, temperatura capaz de matar a bactéria.

Assim, caso seja recomendado, o médico por orientar o uso de amoxicilina, ciprofloxacina, doxiciclina ou metronidazol, que devem ser usados de acordo com a orientação do médico. Em alguns casos, dependendo do agente infeccioso, pode ser recomendado o uso de antiparasitários, como albendazol ou mebendazol.