Como interpretar uma hipérbole?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

Quando você conta uma história e precisa deixar explícita a intensidade de alguma característica, você pode usar a hipérbole. Lembre-se de que o exagero da hipérbole é perceptível, ou seja, é possível perceber que está sendo usado um exagero e que ele não corresponde à realidade.

Metafora e uma figura de linguagem que produz sentido figurativo por meio de comparacoes. Tambem e um recurso expressivo. Ja a hiperbole e a figura de linguagem que incide quando ha o exagero propositado em uma frase para definir algo de forma dramatica, passando uma ideia aumentada do que e a realidade.

d) Hipérbole: expressão de exagero usada para dar ênfase em alguma informação.

Os principais elementos da hipérbole são os seus focos, a sua excentricidade e o seu centro. Por definição, para que um ponto P pertença a uma hipérbole, o módulo da diferença entre a distância do foco F1 até P e do foco F2 até P é sempre constante, igual a 2a.

Hipérbato é o nome da figura de linguagem em que ocorre a quebra da estrutura lógica do enunciado e, por isso, também é conhecido como inversão.

As principais características de uma hipérbole são: As hipérboles têm dois pontos focais, chamados focos. A excentricidade das hipérboles é maior que 1. A diferença de cada distância de um ponto da hipérbole aos dois focos é constante.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Hiperbólico; excessivo. 4. Aquele que tem o hábito de exagerar.

e·xa·ge·ro |zagê|
Acto de exagerar. 2. Representação das coisas de modo a julgá-las maiores do que são.

Note que o "contrário" da hipérbole, é a figura de pensamento denominada eufemismo, posto que ele suaviza ou ameniza as expressões, enquanto a hipérbole as intensifica.

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

Vale lembrar que em qualquer caso, o centro é o ponto médio entre os focos da hipérbole e também ponto médio dos vértices da hipérbole.