Como José perdoou seus irmãos?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

José tinha tudo para se vingar dos seus irmãos. Ele poderia pegar o seu batalhão de soldados egípcios e acabar com Rubem, Judá, Simeão e os demais. Ele poderia apenas salvar seu pai, Diná e Benjamim seu irmão mais novo. Ele poderia fazer isto e tudo ficaria absolutamente tranquilo.

Assim que chegam no Egito, os irmãos se curvam diante de José, indicado como o detentor de tudo. O hebreu vai reconhecê-los assim que bate o olho neles, mas disfarça, questionando de que terra vieram e provocando terror ao acusá-los de serem espiões.

O que acontece no final da história dos irmãos de José é redenção. Depois que os rapazes vão ao Egito para comprar mantimentos e reencontram o irmão, há um momento de reconciliação e José perdoa a todos. Assim, ele pede que seu pai seja levado as terras do Faraó e todos passar a morar no Egito.

A história de José mostra que mesmo em situações adversas devemos dar o nosso melhor e quando sabemos o nosso propósito e quem está do nosso lado não temos o que temer. Precisamos aprender a identificar as bênçãos disfarçadas de provações.

Desejo de vingança José provavelmente tenha tido quando vê seus irmãos. Quando mostrou seus irmãos quem ele era chorou feito criança. Suas lágrimas foram compensadas por Deus, que todas elas recolheu e as transformou em alegria e sorriso. Está também passando por adversidades?

Vulnerável ao abuso. Quando os mercadores de Midiã chegam ao Egito, José é comprado por um homem chamado Potifar e sua mulher, o que o coloca numa situação perigosa, à mercê de seus senhores. Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Quando o alimento acabou novamente, os irmãos de José voltaram para o Egito com Benjamin, apesar da relutância de Jacó que foi obrigado a ceder.

O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.

O favoritismo de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos. Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

José os reconheceu e perguntou-lhes sobre a família com o pretexto de acusá-los de ser um bando de espiões. Ao prender Simeão, José forçou seus outros irmãos a terem de levar seu irmão mais novo, Benjamim, para o Egito.

Simeão e Levi são deserdados
"Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira" (Gn. 49:7).

Os irmãos concordaram. Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderam aos ismaelitas por vinte barras de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito. Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá dentro, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.

José esperou 13 anos para Deus cumprir o seu sonho, mas quando chegou o tempo determinado, ele dormiu como presidiário e na manhã seguinte acordou e foi levantado ao cargo de governador de todo o Egito.

Resposta. Resposta: A situação mais perigosa vivida por José foi quando ele foi preso e acusado pela esposa do general de tentar abusar dela.

Sua postura ética se baseou no temor a Deus e seu caráter puro e íntegro em qualquer situação ou condição foi responsável pela sua prosperidade. Por seu caráter exemplar perante Deus e perante os homens, José é considerado um tipo de Cristo, pois mostrou em sua vida o mesmo caráter exigido de um filho de Deus.

A Bíblia aponta que o motivo de os irmãos não gostarem de José era o ciúme. "Seus irmãos perceberam que o pai o preferia aos outros filhos. Por isso, ficaram com raiva, e não falavam amigavelmente com ele".

dez anos

26 E morreu José com a idade de cento e dez anos; e o embalsamaram, e o puseram num caixão no Egito.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

Ele não os invejou, nem se vitimizou. Ele não aceitou crescer como vítima. À medida que #Gênesis for contando a história de José, repare como ele não muda, mesmo diante de tanta humilhação, perseguição, rejeição, abandono, traição, preconceito e decepção. Eis aí o caráter de Deus e porque José foi escolhido.