Como José Sarney chegou à Presidência da República?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Na véspera da posse de Tancredo em 14 de março de 1985, ele foi internado. No dia seguinte, José Sarney tomou posse interinamente até que o titular assumisse. Em 21 de abril de 1985, Tancredo falece aos 75 anos de idade, e José Sarney tornou-se presidente por tempo definitivo.

O primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto popular foi Prudente de Morais, eleito presidente da república em 1º de março de 1894.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o presidente da República eleito com mais votos na história do Brasil. Com 100% das urnas apuradas, o petista recebeu mais de 60,3 milhões de votos nas eleições deste domingo (30) e governará o Brasil pela terceira vez a partir de 1º de janeiro de 2023.

O último presidente da República que conclui o mandato e que não recebeu a faixa do ocupante anterior foi José Sarney, que assumiu o cargo em março de 1985. O então ocupante, João Figueiredo, não aceitou participar da cerimônia do primeiro civil eleito após a ditadura militar.

Bolsonaro, Figueiredo e Floriano: os presidentes que não passaram a faixa.

Pela tradição, a entrega seria feita pelo presidente anterior. No entanto, com a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-vice Hamilton Mourão, membros da sociedade civil foram os responsáveis por subir a rampa do Palácio do Planalto e fazer a entrega ao presidente.

1994 (1º turno):
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - 54,28%

Humberto de Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente de facto do regime militar.

Confira os municípios onde Lula teve mais votos
O Piauí foi, mais uma vez, onde o petista obteve melhor desempenho: 76,86%, ante 74,08% dos votos válidos no primeiro turno. Das dez cidades que mais votaram em Lula, oito ficam no Piauí.

Duas cidades pernambucanas integram o ranking: Terra Nova e Carnaubeira da Penha. A pequena cidade de Terra Nova, com 10.186 habitantes foi onde Lula obteve sua melhor votação no estado, com 92,32% do total de votos.

Às 19h56 deste domingo (30), com 98,91% das urnas apuradas, Lula foi considerado eleito após receber 59.563.912 votos (50,83% dos votos válidos), contra 57.675.427 votos (49,17% dos votos válidos) de Bolsonaro.

Lula recebeu a faixa da presidente da Rede Centcoop (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis) do Distrito Federal, Aline Souza, 33 anos.

Tancredo Neves, o primeiro a esquerda, ao lado de amigos em São João del-Rei, década de 1910.

Itamar Franco e Luz foram os que exerceram durante menos tempo em único ano, uma vez que Itamar tomou posse em 29 de dezembro de 1992, logo, governando por apenas três dias naquele ano. Mas diferente de Luz, teve depois outros 730 dias (2 anos) como presidente e já era presidente interino desde 2 de outubro de 1992.

João Baptista de Oliveira Figueiredo GColSE • GCC • GCA • GCIH (Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 1918 – Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 1999) foi um militar, político e geógrafo brasileiro. Foi o 30.º Presidente do Brasil, de 1979 a 1985, e o último presidente do período da ditadura militar.

Sendo assim, o sigilo de 100 anos é uma restrição ao acesso de dados pessoais dos agentes públicos, sendo uma exceção à regra de publicidade dos atos praticados pelos mesmos.

Mourão não passará a faixa presidencial a Lula com medo de represália dos eleitores.

Presidente Lula e família estavam morando em hotel no centro de Brasília enquanto a residência oficial da Presidência passava por reforma. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, se mudaram para o Palácio da Alvorada na noite desta segunda-feira (6/2).

Com o advento da Constituição de 1967 optou-se pelo dia 15 de março. A Constituição Federal de 1988 constituiu a data em 1 de janeiro.

Além disso, nos casos em que houve segundo turno a vitória sempre foi daquele que ficou à frente no primeiro. Agora, o presidente enfrenta grande rejeição. O Datafolha, por exemplo, mostrou que 52% não votariam nele de jeito nenhum.

Eles recebem atualmente R$ 3,3 milhões por ano. A conta individual paga pela União aos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique pode chegar a R$ 828,9 mil a cada ano, se todos receberem os benefícios integrais.