Como lavar os sapatos para tirar o chulé?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Uma boa dica é espalhar um pouco de bicarbonato de sódio no interior do calçado e deixar agir durante a noite. No dia seguinte retire o bicarbonato e use um pano seco para finalizar a limpeza. E pronto! Na falta do bicarbonato de sódio, você pode substituí-lo por talco de bebê.

Desde manter os calçados limpos até os pés limpos e arejados, existem várias maneiras bem simples e cotidianas de como evitar o chulé.

  1. Invista em sapatos abertos. ...
  2. Limpe constantemente os calçados. ...
  3. Considere os talcos e antitranspirantes. ...
  4. Higienize os pés adequadamente. ...
  5. Escolha as meias certas.

Misture uma colher de vinagre branco em cinco colheres de sopa de água. Com uma esponja, aplique nas palmilhas e no interior do calçado. Depois coloque em um local fresco e arejado e deixe secar naturalmente.

Banho de vinagre
Misture 1/2 xícara de vinagre em dois litros de água morna em uma bacia. Deixe os pés imersos por 30 minutos e enxágue. Em seguida seque os pés completamente com uma toalha.

A bromidrose plantar, ou o famoso chulé, é causado pelos compostos químicos liberados pelas bactérias presentes na nossa pele, que se alimentam a partir do suor e das células mortas nela presentes.

Suor + pele morta + bactérias
O suor e a renovação da pele são alimentos para bactérias. Só que, depois de comer, elas soltam gases como o ácido isovalérico e metanotiol, os responsáveis pelo mau cheiro. Como a meia e o calçado não deixam os pés ventilarem, o odor se intensifica.

Conheça alguns truques para higienizar e perfumar o banheiro e deixar a preocupação com mau cheiro para trás de uma vez por todas.

  1. Borrife água de cheiro nas toalhas. ...
  2. Use velas aromáticas e difusores. ...
  3. Pastilhas perfumada no ralo. ...
  4. Óleo essencial na lixeira. ...
  5. Mantenha o vaso limpo. ...
  6. Limpeza no ralo da pia.

O bicarbonato de sódio também ajuda a tirar chulé de sapatilha. Coloque uma ou duas colheres de bicarbonato dentro do calçado e deixe descansar durante a noite. Depois é só retirar o excesso do produto com um pano limpo.

Já falamos sobre a Pomada Minancora para o tratamento do chulé. Ela é considerada um produto coringa para a pele, pois é um medicamento que tem como principais funções ser antisséptico, adstringente e cicatrizante. Essas propriedades ajudam na prevenção e no tratamento de diferentes patologias dermatológicas.

Jogue dentro dos sapatos bicarbonato de sódio, ou pó antisséptico, ou sal fino de cozinha imediatamente, e coloque-os para arejar na sombra por 6 horas. Depois retire o sal de cozinha e guarde o sapato. Ele estará pronto para ser usado novamente e sem chulé!

Bicarbonato de sódio
A primeira dica é como tirar o cheiro de chulé do tênis com bicarbonato de sódio. Você pode espalhar um pouco dessa substância no interior do tênis e deixar agir durante a noite. No dia seguinte, retire-a e use um pano seco para finalizar a limpeza. Pronto!

O bicarbonato de sódio é muito eficaz contra o mau cheiro por conta do seu forte poder alcalino, que combate as bactérias. Polvilhe 2 colheres de sopa em cada pé de sapato, espalhe bem e deixe absorver o cheiro. Bata o sapato para retirar o excesso quando o cheiro tiver ido embora.

Apesar de não ser comum, o uso eventual de calçados de outras pessoas possibilita a transmissão do chulé. Isso porque o problema é causado por bactérias, o que permite essa situação. Muitas vezes não conseguimos eliminar completamente o odor dos sapatos, mesmo após lavagem.

Basta misturar uma colher de bicarbonato para cada 200ml de vinagre. Os dois componentes são ótimos, pois removem o mau cheiro e desinfetam. Outra forma de utilizar o bicarbonato de sódio, é colocando uma colher de sopa do produto dentro do tênis e deixar agindo por 24 horas.

Os homens possuem naturalmente uma taxa mais alta de testosterona do que as mulheres, e esse hormônio, em grande quantidade, pode estimular uma maior produção de suor no corpo. A transpiração em abundância facilita a colonização de fungos e bactérias e, logo, o mau cheiro costuma aparecer mais frequentemente.