Como lavar a cabeça do recém nascido?

Perguntado por: halvim9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Apoie a cabeça da criança em uma das mãos e posicione o seu dedo médio na entrada de um ouvido e o polegar no outro para evitar que a água entre por ali. Com a mão que está livre, pegue uma pequena quantidade de shampoo para bebê e aplique o produto delicadamente na cabeça do bebê.

Hoje, é consenso que o couro cabeludo, por se um dos lugares que mais juntam sujeira e gordura no bebê, deve ser a primeira área a ser limpa. Caso contrário, a sujeira dele escorreria para o corpo já limpinho.

O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível. Na hora do banho, seja delicada ao lavar a cabecinha do bebê, tanto com a parte da frente, quanto a de trás.

Não é possível prevenir o aparecimento inicial da crosta láctea. Contudo, assim que as crostas desaparecem e o couro cabeludo do bebé retorna ao seu estado normal, o uso de produtos dermatologicamente testados e adequados para os bébes pode ajudar a prevenir o reaparecimento da crosta láctea.

A Dra. Vânia Oliveira de Carvalho reforça que a crosta láctea não deve ser removida com a escova, já que isso pode irritar o couro cabeludo: “Podem ser utilizados produtos específicos para remover as crostas delicadamente”. Em casos mais graves, com grandes escamas, o pediatra deverá ser consultado.

Casquinha na cabeça do bebê: 4 cuidados simples de seguir

  1. Usar um shampoo delicado. "Usamos um shampoo especial para crostas na cabeça que ajudou nosso bebê. ...
  2. Massagem. "Experimente massagear óleo de coco no couro cabeludo uns 30 minutos antes do banho. ...
  3. Escovar, não descascar. ...
  4. Mantenha a cabeça do bebê seca.

Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira. Também é importante evitar o uso de acessórios que pressionem a região como faixas, laços, presilhas e bonés.

O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.

A Crosta Láctea é comum em bebês e está relacionada a maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Isso ocorre devido à participação dos hormônios da mãe que são repassados para o recém nascido ao longo da gestação. Esses hormônios causam o aumento na produção de oleosidade nas glândulas da pele do bebê.

“O cabelo não apodrece, mas não se deve lavar a cabeça dos bebês mais de uma vez ao dia, pois o couro cabeludo não ficará completamente seco e esta umidade pode desequilibrar a microflora natural da pele”, declara Inaê Cavalcanti, dermatologista especializada em cabelos da DOM Medicina Personalizada.

Sono das primeiras primeiras semanas de um recém-nascido
Os bebês podem dormir de 16 a 20 horas por dia, em períodos de 3 a 4 horas.

Evitar hiperaquecer e cobrir a cabeça do bebê. Deve-se vestir o bebê de forma adequada à temperatura do ambiente, com no máximo uma camada de roupa a mais que o adulto. Deve-se observar sinais de hiperaquecimento, tais como sudorese ou tórax do bebê quente ao toque.

Claro que pode! Podemos dar beijinhos de leve na cabeça do bebê, pois é uma área onde fica mais difícil para as bactérias o atingirem de alguma forma. A vontade de encher o seu bebê de beijos sempre vai ser grande, é claro.

Dessa forma, o bebê fica menos exposto à variação de temperatura. Pode secá-lo dessa forma, no mesmo ambiente em que tomou banho e que então já está aquecido. O segredo do “banho embrulhadinho” é ir descobrindo e cobrindo o bebê, a cada região do corpo que for limpar/massagear.

O óleo Johnson's recém-nascido é ideal para a hidratação da pele frágil do bebê e a remoção das casquinhas do couro cabeludo. O produto é hipoalergênico, dermatologicamente testado e livre de corantes.

Tratamento da crosta láctea
Como habitualmente a crosta láctea é autolimitada, a lavagem com champô suave e a aplicação de emoliente suave não perfumado são suficientes para remover as escamas e crostas do couro cabeludo. Nos casos mais persistentes ou extensos pode ser utilizado um antifúngico tópico.