Como lavar tênis para não dar chulé?

Perguntado por: oconceicao2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Vinagre + bicarbonato de sódio para limpar o calçado por dentro. Uma das misturas mais eficientes e poderosas que existem, o vinagre com bicarbonato de sódio é uma combinação capaz de desinfetar e tirar o mau cheiro. Por isso, uma boa dica é lavar os tênis (incluindo as palmilhas) com essa solução.

O pó de talco é um grande aliado para evitar o chulé porque ele diminui a produção de suor, não permitindo que haja umidade suficiente para que as bactérias apareçam. Pode espalhar o produto diretamente nos pés, antes de calçar a meia, ou aplicar uma quantidade dentro do sapato.

Banho de chá e gengibre, uso de bicarbonato de sódio e até secador de cabelo são alguns dos tratamentos que ajudam na eliminação do odor. O chulé ocorre a partir da combinação do suor excessivo com o acúmulo de bactérias.

Bicarbonato de sódio
A primeira dica é como tirar o cheiro de chulé do tênis com bicarbonato de sódio. Você pode espalhar um pouco dessa substância no interior do tênis e deixar agir durante a noite. No dia seguinte, retire-a e use um pano seco para finalizar a limpeza. Pronto!

Banho de vinagre
Misture 1/2 xícara de vinagre em dois litros de água morna em uma bacia. Deixe os pés imersos por 30 minutos e enxágue. Em seguida seque os pés completamente com uma toalha.

A bromidrose plantar, ou o famoso chulé, é causado pelos compostos químicos liberados pelas bactérias presentes na nossa pele, que se alimentam a partir do suor e das células mortas nela presentes.

Apesar de não ser comum, o uso eventual de calçados de outras pessoas possibilita a transmissão do chulé. Isso porque o problema é causado por bactérias, o que permite essa situação. Muitas vezes não conseguimos eliminar completamente o odor dos sapatos, mesmo após lavagem.

Já falamos sobre a Pomada Minancora para o tratamento do chulé. Ela é considerada um produto coringa para a pele, pois é um medicamento que tem como principais funções ser antisséptico, adstringente e cicatrizante. Essas propriedades ajudam na prevenção e no tratamento de diferentes patologias dermatológicas.

Confira 8 dicas para lavar o seu tênis

  1. Leia as instruções. ...
  2. Não use amaciante. ...
  3. Utilize água fria. ...
  4. Retire as palmilhas. ...
  5. Não deixe de molho por muito tempo. ...
  6. Proteja o calçado. ...
  7. Tenha atenção com a frequência da lavagem. ...
  8. Tenha cuidado na hora de secar.

despeje uma colher de sal grosso em seus sapatos à noite antes de dormir; retire o sal na manhã seguinte. Na verdade, leva pelo menos 6 horas para o sal absorver os maus cheiros, então a noite é o momento ideal; repita quando os sapatos cheirarem mal novamente.

Após lavar os sapatos, se você sofre com chulé, aplique 50 ml de PINHO SOL em cada sapato e deixe secar no sol ( caso o sapato não possa levar sol, deixe na sombra mesmo) o pinho sol, Mata 99,9% das bactérias que produzem o odor!!!

Aplicar bicarbonato nos pés pode ajudar, assim como a esfoliação. Ao remover as células mortas, você hidrata e diminui a possibilidade das rachaduras aparecerem. O bicarbonato de sódio também pode agir como fungicida, evitando o aparecimento de micoses e infecções que podem facilitar o aparecimento de rachaduras.

Os homens possuem naturalmente uma taxa mais alta de testosterona do que as mulheres, e esse hormônio, em grande quantidade, pode estimular uma maior produção de suor no corpo. A transpiração em abundância facilita a colonização de fungos e bactérias e, logo, o mau cheiro costuma aparecer mais frequentemente.

Fatores que favorecem o aparecimento do chulé:
Alguns alimentos como alho, cebola, álcool e pimenta; Alguns medicamentos como por exemplo a penicilina também podem contribuir para o chulé; Algumas doenças de pele ou unha também costumam apresentar mais chulé que as demais pessoas.

O problema é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes, obesidade ou doenças de pele ou das unhas. Alguns alimentos contribuem para o aparecimento do chulé, pois modificam a composição do suor.

O detergente neutro, o limpador multiuso e o sabão líquido são as melhores opções de materiais de limpeza para lavar tênis. Por não serem muito abrasivos, não retiram a cola, nem danificam o material. Nos tênis brancos também pode ser usado o alvejante, desde que ele não tenha cloro.

Utilize apenas sabão neutro para lavar seu tênis. Evite o uso de alvejantes e amaciantes.

No caso da palmilha, a dica é escovar o material com sabão em pó, enxaguar e depois colocar para secar no Sol. Se a palmilha estiver com mau odor, a receita é outra. O indicado é que você coloque as peças de molho num recipiente com um pouco de bicarbonato de sódio, deixando descansar na água por algumas horas.

O sal serve para retirar a umidade, evitando a propagação de bactérias, e o bicarbonato é o que tira de fato o chulé, devido ao seu alto teor alcalino, que combate os microrganismos responsáveis pelo mau odor.